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02 DE SETEMBRO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

ABCZ passa por pré-auditoria para certificação das normas ISO 9001 e ISO 14001

A ABCZ acaba de dar um importante passo rumo às certificações ISO 9001, referente à gestão da qualidade e ISO 14001, referente à certificação ambiental. Foi realizada nesta quinta e sexta-feira (02/09), no parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, a pré-auditoria para certificação destas normas. O resultado da pré-auditoria é que a ABCZ foi indicada pelos auditores para dar continuidade ao processo. Durante esta etapa, alguns departamentos da ABCZ foram visitados pelos auditores, que tomaram conhecimento dos processos da entidade. Em seguida, os auditores fizeram observações sobre determinados pontos que precisam ser revistos para que a associação seja definitivamente certificada. A próxima etapa será a Auditoria de Certificação definitiva, que deverá acontecer durante quatro dias, ao final do mês de outubro deste ano, com a presença de dois auditores. Antes disso, porém, os colaboradores participarão de novas reuniões e treinamentos sobre a ISO. Caso a ABCZ seja declarada apta pelos auditores nesta certificação do mês de outubro, a associação receberá as certificações ISO 9001 e 14001. Após a certificação, a ABCZ começará a realizar auditorias internas periodicamente e ainda auditorias externas anualmente. Já a auditoria de Recertificação será realizada a cada três anos. O presidente Eduardo Biagi e a diretoria da ABCZ mostraram-se satisfeitos ao receberem a informação de que a associação estava apta a seguir para a Auditoria de Certificação. ?Parabéns aos colaboradores da ABCZ que se envolveram neste processo. Acreditamos que a certificação marcará uma nova fase no trabalho da entidade. Sabemos que o engajamento dos colaboradores é fundamental para viabilizarmos esta iniciativa?, declarou o presidente. Saiba mais Há alguns anos, a ABCZ já utiliza um sistema de gestão visando à qualidade de seus processos, inclusive, através do uso de indicadores em relação aos prazos de realização dos serviços. Justamente por isso, a entidade já conta com boa parte das exigências para certificação atendidas para obtenção da certificação ISO 9001. Para a certificação ambiental 14001, algumas práticas já estão implementadas, enquanto outras estão em processo de formalização. Para a obtenção da certificação, a ABCZ implantará 13 procedimentos que englobam, por exemplo, aspectos como gestão do capital humano, controle de documentos e controles operacionais. O ISO é um sistema internacional de certificação. Suas normas foram criadas com o objetivo de melhorar a relação comercial entre os países e estabelecer padrões mínimos de qualidade. O SGI (Sistema de Gestão Integrada) que será implantado na ABCZ tem o intuito de obter resultados com base na melhoria contínua dos serviços prestados pela entidade, como aumento da produtividade, aumento da satisfação dos clientes, melhoria na performance do meio ambiente, entre outros. O processo para a obtenção da certificação foi iniciado em fevereiro de 2010, quando a empresa responsável pela consultoria, a ANNAEFER iniciou a avaliação da associação com o objetivo de diagnosticar e fazer o reconhecimento da entidade no que diz respeito à qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional. O interesse pela certificação teve início após a realização da ExpoZebu 2009, quando a associação iniciou uma forte campanha em favor da sustentabilidade pecuária.

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