Português
19 DE AGOSTO DE 2011. POR LARISSA VIEIRA

Ministro Aloizio Mercadante visita a ExpoGenética 2011

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, visitou na manhã de hoje (19/08) a ExpoGenética 2011, feira que acontece na cidade de Uberaba (MG) até o próximo domingo. Durante encontro com diretores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o ministro conheceu o Pró-Genética, programa de melhoria genética do rebanho bovino de pequenas e médias propriedades rurais. Segundo Mercante, o programa precisa ter abrangência nacional para ajudar a elevar a produtividade das pequenas e médias fazendas de todo o Brasil. Ele pretende mobilizar vários setores do governo federal, órgãos de extensão rural e de pesquisa e criadores para que todos os estados adotem o Pró-Genética.
Atualmente, a implantação do programa depende de cada governo estadual. Lançado em 2006 pela ABCZ, em parceria com o Governo de Minas, o Pró-Genética foi nacionalizado em 2007 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura oficial da ExpoZebu, principal feira do setor pecuário. Desde então, alguns estados já adotaram, entre eles Espírito Santo, Sergipe e Bahia, e outros ainda estão em fase de implantação, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiânia. O Pró-Genética realiza feiras regionais para a venda de touros de alta qualidade genética. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo. O programa viabiliza a compra de touros melhoradores por pequenos e médios produtores rurais. Os interessados podem utilizar linhas de crédito rural para a compra dos animais.
Depois do encontro na sede da ABCZ, Mercadante visitou pavilhões de animais e ficou impressionado com a qualidade genética das raças zebuínas e com o trabalho que a associação desenvolve em prol da pecuária nacional. Informado sobre os problemas que as empresas brasileiras vêm enfrentando para exportar genética bovina e animais, o ministro se dispôs a levar a reivindicação do setor aos órgãos responsáveis. Mercadante ainda demonstrou interesse em buscar alternativas para levar mais tecnologia aos pequenos e médios produtores de leite.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar