Português
22 DE AGOSTO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Professor da FAZU testa uso de uréia encapsulada em animais da raça nelore

Até o final do mês de outubro, o professor do curso de Zootecnia da FAZU (Faculdades Associados de Uberaba), Thiago Alves Prado, estará dedicado a um estudo que irá verificar como a substituição do farelo de soja por uréia encapsulada pode afetar o ganho de peso, consumo, conversão alimentar, aproveitamento do nitrogênio da dieta, comportamento ingestivo, digestibilidade da dieta e rendimento de carcaça de novilhos nelore em confinamento.
O estudo, intitulado "Efeitos da substituição do farelo de soja em rações para novilhos Nelore em confinamento por uréia encapsulada em diferentes níveis", começou a ser desenvolvido em julho deste ano, em Uberaba/MG, como parte da tese de doutorado do professor pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da Profª Ana Luiz Costa Cruz Borges.
De acordo com o professor da FAZU, essa pesquisa irá contribuir significativamente para a pecuária, pois cria uma alternativa no uso de fontes protéicas para compor uma dieta de confinamento. "A viabilidade desse tipo de sistema de criação depende, em grande parte, do custo alimentar e da resposta em produção de carcaça. A uréia encapsulada é uma fonte de nitrogênio de alta concentração que muitas vezes apresenta custo do kg da proteína, inferior ao kg da proteína do farelo de soja, que é o principal ingrediente fornecedor deste nutriente nas dietas atualmente formuladas. Além disso, pesquisas atuais demonstram uma tendência de aumento no rendimento de carcaça quando se usa uréia encapsulada em dietas de confinamento. Por isso, esse experimento almeja não só estudar a eficiência da dieta de uma forma aprofundada, mas também verificar sua interferência no produto final de um confinamento, ou seja, a carcaça bovina", conclui o professor.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar