Português
12 DE AGOSTO DE 2011. POR LARISSA VIEIRA

ExpoGenética 2011 começa no domingo

Principal evento nacional sobre avanços genéticos bovinos, a ExpoGenética abordará o melhoramento animal sob a ótica da sustentabilidade. O evento reunirá mais de mil pessoas, entre pesquisadores, produtores rurais, universitários e técnicos do setor, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), entre os dias 13 a 21 de agosto. Entre os visitantes internacionais, estão os representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária de Moçambique, José Augusto Mateus Libombo Júnior e Baltazar Antônio Macucule. Eles participam da feira no dia 17 de agosto, quando se reunirão com empresas associadas ao projeto internacional da ABCZ Brazilian Cattle. O país africano é considerado um dos principais mercados para as empresas brasileiras do setor pecuário.
A abertura oficial da ExpoGenética acontece no domingo, a partir das 19h, e será feita pelo presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Eduardo Biagi. Além da exposição de cerca de 600 animais avaliados geneticamente e dos dez leilões, a programação da ExpoGenética engloba o 8º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas e o Simpósio "Pecuária Tropical Sustentável: Inovação, Avanços Técnico-científicos e Desafios". Quase 30 trabalhos científicos relacionados às raças zebuínas estarão expostos na Sessão Pôster do Congresso.
De segunda-feira a sexta-feira, no período da manhã, o público poderá conhecer as novidades nas áreas de genética, pastagem, seleção genômica, biotecnologias de reprodução, produção orgânica de leite, entre outros assuntos. Os interessados em participar do Congresso e do Simpósio podem fazer inscrição pela internet (www.expogenetica.com.br/2011) ou na sede da ABCZ. Também estão abertas inscrições para seis minicursos, que ocorrerão na parte da tarde dos dias 15 e 17 de agosto, sobre integração pecuária, lavoura e floresta, bem-estar animal, programas de sincronização de estro e ovulação, seleção genômica para a qualidade da carne, resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal e utilização de bovinos geneticamente modificados nas indústrias farmacêutica e alimentícia.
Caravanas de universidades do Nordeste, Centro-oeste, Norte e Sudeste já confirmaram presença. Haverá ainda caravanas com quase 700 pequenos e médios produtores rurais de 19 municípios mineiros. A programação inclui visita aos pavilhões de animais, ao estande do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e palestra sobre o Pró-Genética, programa cujo objetivo é melhorar a qualidade dos rebanhos das pequenas e médias propriedades rurais para elevar a produção de carne e leite dessas fazendas. Os produtores ainda visitarão a central de inseminação Alta Genetics. A participação das caravanas conta com o apoio da Emater-MG e dos Sindicatos Rurais.


Eventos técnicos- No dia 16, às 14h, ocorre a seleção dos touros para a segunda etapa do PNATJ (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens 2011). Participam 73 animais das raças nelore, guzerá, tabapuã e brahman.
Já no dia 17, a partir das 18h30, a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) e o pecuarista José Henrique Fugazzola Barros firmarão protocolo de intenções para implantação de um projeto de produção orgânica de leite na fazenda escola da faculdade, localizada em Uberaba (MG). A solenidade será no estande do PMGZ.
No dia 18, a partir das 14h30, acontece o Encontro de Inovação em Pecuária Sustentável, realizado pelo Polo de Excelência em Genética Bovina, em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (Simi). Pesquisadores apresentarão para empresários e produtores tecnologias voltadas para diferentes seções da produção pecuária. O objetivo é que a partir do encontro sejam fechados negócios entre os investidores do setor pecuário, que procuram soluções para suas demandas tecnológicas, e os pesquisadores, que buscam transferir suas tecnologias para o mercado.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar