Português
08 DE AGOSTO DE 2011. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Diretor da ABCZ confere sequenciamento genético do zebu na UNESP

A UNESP, Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho, publica hoje o resultados do primeiro sequenciamento do gênoma bovino de um animal zebu. O diretor da ABCZ, Ricardo Viacava, representa a Associação na solenidade que está sendo realizada na reitoria da instituição, na capital do estado de São Paulo. 

Os pesquisadores da Unesp concluíram o sequenciamento do genoma do zebu e com isso é aberta a possibilidade de aprimoramento ainda maior do rebanho em quesitos para qualidade do produto ao consumidor.

O trabalho foi feito com base em células de um touro POI criado na região de Araçatuba, interior de São Paulo.

A equipe coordenada pelo professor José Fernando Garcia fragmentou as moléculas de DNA do animal para anotar as sequencias das unidades formadoras da fita de espirais e para decifrar os 777 mil marcadores fixos e variáveis, centenas de pesquisadores trabalharam na análise das combinações moleculares responsáveis por cada uma das características do boi.

A definição do genoma do zebuíno e o desenvolvimento de marcadores específicos podem representar mais um grande passo na evolução tecnológica do melhoramento genético.

A Veja de 08/08 tem no espaço de ciência uma reportagem de duas páginas sobre o assunto e particularidades da atividade pecuária com animais zebuínos.

  

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar