ExpoGenética: Pesquisador da EMBRAPA discutirá Interação lavoura, pecuária e floresta nos trópicos
"Avanços tecnológicos e desafios das diferentes modalidades de integração pecuária, lavoura e floresta nos trópicos" será tema de minicurso ministrado pelo pesquisador Dr. Armindo Neivo Kichel, no dia 15 de agosto, integrando o Painel Manejo Pecuário Sustentável: Avanços e desafios da EXPOGENÉTICA 2011.
Tema de sua pesquisa, Kichel irá abordar a interação lavoura, pecuária e floresta - iLPF, um tipo de sistema integrado de produção agropecuária que visa a produção sustentável de grãos, fibra, carne, leite, lã e produtos florestais, realizados na mesma área, em plantio consorciado, que maximiza a utilização dos ciclos biológicos das plantas, animais e seus respectivos resíduos, assim como efeitos residuais de corretivos e nutrientes. O sistema visa ainda minimizar e aperfeiçoar a utilização de agroquímicos.
Segundo Kichel, a iLPF pode ser adotada em diferentes ecossistemas brasileiros, já que pode adaptar-se a diversos fatores produtivos como: disponibilidade de solos e clima favoráveis; infraestrutura para produção e armazenamento; recursos financeiros; domínio de tecnologias; acesso ao mercado de insumos e comercialização da produção, entre outros. O pesquisador afirma ainda que no sistema de integração lavoura-pecuária é possível aumentar a produtividade em até 7 vezes e a lucratividade em 18.
Como benefícios da aplicação deste sistema, Kichel cita uma gama de benefícios para produção sustentável principalmente em relação aos aspectos produtivos - ambientais, como:
- Controle mais eficiente de insetos-pragas, doenças e plantas daninhas;
- Melhoria de condições microclimáticas;
- Redução da pressão para a abertura de novas áreas e redução dos riscos de erosão;
- Melhoria no uso e qualidade da água e mitigação do efeito estufa, por constituir um sistema eficaz para o sequestro de carbono.
O Polo de Excelência em Genética Bovina é um Projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES/MG) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Por: Nathan Cruz
Polo de Excelência em Genética Bovina
Fonte: Centro de Inteligência em Genética Bovina