Português
27 DE JULHO DE 2011. POR LARISSA VIEIRA

ExpoGenética: ANCP apresenta nova tecnologia de DEPs auxiliadas pela genômica


Por Laura Pimenta

A Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) irá apresentar durante a ExpoGenética 2011, que acontece entre os dias 13 e 21 de agosto, em Uberaba/MG, uma nova tecnologia de Diferenças Esperadas de Progênie (DEP´s) auxiliadas pela genômica (DEP-AG), onde os marcadores moleculares Clarifide foram incorporados nas avaliações tradicionais. A nova tecnologia é foi concretizada através de uma parceria entre a ANCP e a Pfizer
Além disso, a ANCP apresentará em seu estande os touros da Reprodução Programada 2011 (teste de progênie), reprodutores criteriosamente selecionados que terão sêmen disponível para os criadores utilizarem na estação de monta 2011.  Durante a ExpoGenética, haverá ainda o lançamento do Sumário de Inverno e do 7º  Catálogo de Touros da Reprodução Programada, que acontece no dia 16 de agosto a partir das 18h, na Churrascaria Cupim Grill, no interior do Parque Fernando Costa.

 "A ANCP participa e é entusiasta da ExpoGenética desde a primeira edição, realizada em 2008, pois acreditamos que é a oportunidade de mostrar as novidades tecnológicas ao criador e apresentar os resultados obtidos com o uso da avaliação genética. É o momento para troca de experiência entre técnicos e criadores, que nos leva a um aprimoramento contínuo das ferramentas de seleção", afirma Juliana Leite, consultora da ANCP. A associação pretende apresentar durante a ExpoGenética  mais de 300 animais avaliados.
 
De acordo com Juliana, os programas de melhoramento genético da ANCP estão em constante inovação. Desde 1988 até a presente data, o número de DEPs passou de 06 para 26. Ao longo desses vinte e três anos, inúmeras tecnologias foram desenvolvidas e aplicadas, como mensuração do Perímetro Escrotal (1988); criação da Fertilidade Real (1990); teste de Progênie de Touro Jovens (1992); Uso do Modelo Animal com matriz completa de parentesco na avaliação genetica (1993); Programa de Precocidade Sexual (1994); Criação da DEP PAC (1995); Inclusão das DEPs de IPP e Stayability (2000); ANCPWeb (2002); Avaliação de Ultrassonografia de Carcaça (2003); Avaliações Morfológicas (2005); ANCPNet (2007); Programa de acalasamentos otimizados PAG (2007); Certificação  Global G (2010); Avaliações Genéticas com Inclusão do Desempenho dos Animais de FIV/TE (2010) e atualmente as DEPs Auxiliadas pela Genômica. "A quantificação da evolução genética é refletida, principalmente, pela pujança e credibilidade do Programa com a colocação de 43% dos touros da Reprodução Programada nas centrais de inseminação e com destaque nos principais leilões de touros do Brasil", finaliza consultora da ACNP.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar