Português
16 DE JULHO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Pecuária perde Ulisses Cansanção Acioli Filho

No dia do pecuarista (15/07), inúmeros companheiros se despediram de uma das mais importantes referências da pecuária nordestina, o dr. Ulisses Cansanção Acioli Filho. O sepultamento foi realizado no final da tarde desta sexta-feira, no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió/AL.
Formado pela Escola de Agronomia de Pernambuco, curso que concluiu em 1948, Dr. Ulisses teve uma vida de dedicação à pecuária. Seu primeiro trabalho foi na Secretaria de Agricultura de Pernambuco. Foi funcionário público federal do Ministério da Agricultura, em Brasília, onde ocupou o cargo de diretor de Fomento da Produção Animal. Ocupou ainda o cargo de Secretário de Agricultura do Estado de Alagoas, quando teve a oportunidade de receber, em Fernando de Noronha, o gado zebuíno proveniente da Índia para criadores do Brasil. Já em Londrina/PR, organizou a criação das raças zebuínas importadas da Índia pelo Dr. Celso Garcia Cid, por meio do Ministério da Agricultura. Foi também diretor do Serviço de Registro Genealógico da ABCZ. Depois trabalhou como diretor da Sociedade Rural Brasileira, de São Paulo, e também como Delegado Federal da Agricultura no Estado de Alagoas e Superintendente do INSS Estadual. Após sua aposentadoria, o prazer de continuar levando auxílio aos criadores fez com que assumisse, como colaborador da ABCZ, o ETR/Alagoas, em 1989. Dr. Ulisses também era um entusiasta da raça guzerá. Em 2008, ele foi homenageado com o Mérito ABCZ.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar