Português
12 DE JULHO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Japaranduba oferta animais avaliados pelo PMGZ na Bahia e em Mato Grosso

Para quem esperava o momento certo de investir em touros e matrizes nelore com genética superior, duas boas oportunidades surgem neste mês de julho. No próximo sábado (16/07), os tradicionais criatórios Japaranduba e a EAO Agropecuária se unem para promover um mega leilão, onde serão ofertados 300 touros registrados pela ABCZ e avaliados pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) prontos para produzir.
O leilão acontece na fazenda Japaranduba, localizada em Muquém de São Francisco/BA, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo Canal Terra Viva. No local, o gerente do PMGZ/corte, Lauro Fraga de Almeida, fará os comentários dos animais que serão ofertados no remate.
Já no dia 19 de julho, em Cuiabá/MT, a fazenda Japaranduba ofertará 150 novilhas prenhes com registro definitivo da ABCZ e avaliações genéticas positivas do PMGZ durante o "Leilão Virtual Fêmeas Nelore e Nelore Mocho PO", com a participação da EAO Agropec. e a Agropecuária RKC - Rômulo Kardec de Camargos. O técnico da ABCZ, Fábio Eduardo Ferreira, será o responsável pelos comentários dos animais durante o leilão, que também será transmitido pelo canal Terra Viva.
A participação da Japaranduba Faz. Reunidas no PMGZ coincide com o início do criatório da raça nelore.  As primeiras pesagens para o Controle do Desenvolvimento Ponderal (CDP) iniciaram-se em 1982, na Fazenda Camarão em Água Preta/PE, e a partir daí todos os animais da propriedade passaram a ser testados nas provas zootécnicas do programa. Atualmente, no criatório localizado em Muquém do São Francisco/BA, além de participarem do CDP, os machos jovens são constantemente avaliados em Provas de Ganho em Peso (PGPs).
De acordo com Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, titular da Japaranduba Fazendas Reunidas, o grande diferencial do PMGZ é que o criador trabalha com base no conhecimento. "Através do CDP é possível conhecer, comparar e identificar dentro de um grupo contemporâneo em um mesmo sistema de manejo, aqueles animais que sobressaem e que vão transmitir essas características para seus produtos. O que fazemos é justamente escolher dentre os animais indicados pelo CDP aqueles que irão agregar ainda mais valor e produtividade ao rebanho. Dessa forma, os animais ofertados nos leilões apresentam como características principais, o fato de serem animais selecionados a pasto, positivos nas avaliações genéticas do PMGZ e com idade bastante interessante para produção, tanto para os machos quanto para as fêmeas (entre 26 e 32 meses)", afirma.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar