Português
06 DE JULHO DE 2011. POR LARISSA VIEIRA

ABCZ realiza seminários do Pró-Genética em SE e MG


Com o intuito de facilitar o acesso de pequenos e médios produtores a touros de alto valor genético, extensionistas de dois estados brasileiros serão treinados este mês para atuarem no Pró-Genética.  O programa, criado em 2006, tem como objetivo melhorar a qualidade dos rebanhos das pequenas e médias propriedades rurais para elevar a produção de carne e leite dessas fazendas.
Em Minas Gerais, primeiro estado a adotar o Pró-Genética, extensionistas da Emater-MG, profissionais de laticínios, IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), do Sindicato Rural e da Prefeitura de Governador Valadares participarão do Seminário do Pró-Genética nos dias 13 e 14 de julho. As palestras serão ministradas pelo gerente do Programa de Melhoramento Genético/Corte da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Lauro Fraga, e pelo médico veterinário Ricardo Ruas. Os temas abordados serão as raças zebuínas, as vantagens do Pró-Genética para a pecuária nacional e a eficiência reprodutiva de machos e fêmeas. O evento ocorrerá no Parque de Exposições de Governador Valadares.
Já em Sergipe, o Seminário será nos dias 21 e 22 de julho e contará com a presença de extensionistas da EMDAGRO (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe). O primeiro dia do evento será de palestras sobre as raças zebuínas, melhoramento genético e o programa e ocorrerá na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEASE). O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Sergipe, José Macêdo Sobral, estará presente. Também participam representantes dos bancos que oferecerão linhas de crédito para o Pró-Genética em Sergipe, que são o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banese (Banco do Estado de Sergipe).
No dia 22 de julho, serão ministradas para os extensionistas aulas práticas no Parque de Exposições de Aracaju pelo superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado. As primeiras feiras do Pró-Genética em Sergipe serão nos dias 10 e 11 de setembro na cidade de Lagarto. Haverá venda de reprodutores das raças zebuínas. Os pequenos e médios produtores poderão adquirir os animais utilizando as linhas de financiamento dos bancos credenciados ou optar pelo pagamento à vista.
Além de Sergipe e Minas, o Pró-Genética realiza feiras no Espírito Santo e Bahia. Em vários outros estados, como Goiás e Mato Grosso do Sul, as negociações para implantação do programa estão em andamento.

 

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar