Português
01 DE JULHO DE 2011. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Recorde mundial do gir leiteiro na Megaleite

Os pavilhões de ordenha das raças zebuínas presentes na Megaleite receberam 88 vacas que são destaque de criatórios de diversos estados do país. Animais gir leiteiro eram 69, guzerá 13, indubrasil teve 4 fêmeas na mostra e a raça sindi foi representada por 4 indivíduos.

A ABCZ coordenou os concursos leiteiros para a raça guzerá e indubrasil, e a demonstração da sindi. O gir leiteiro participou de prova coordenada pela associação promocional.

O campeonato de produção do gir leiteiro chamou bastante atenção de criadores, visitantes e da imprensa em geral, não pelo maior volume de inscrições entre as raças zebuínas, mas por uma quebra de recorde mundial inédita.

A vaca Via Fia JMMA, de José Mário Miranda Abdo, que tinha conquistado o título mundial de produção para a categoria vaca jovem na primeira semana de junho durante a exposição agropecuária de Morrinhos em Goiás, superou a própria marca no pavilhão de ordenha do Parque Fernando Costa com o total 148,180 quilos de leite e média de 49,393 quilos por ordenha.

Além do recorde mundial, a vaca foi é a grande campeã na Megaleite. Superou todas as concorrentes da categoria vaca adulta e foi o melhor úbere entre as vacas jovens.  

 

O diretor da ABCZ, José de Castro, criador de gir leiteiro, destacou a importância fundamental do trabalho de testes de progênie para que seja disseminada genética de touros provados e animais realmente melhoradores, pois a herdabilidade de características leiteiras do gado é mais difícil de ser transferida aos filhos.

 

O presidente da ABCGIL, Silvio Queiroz Pinheiro acompanhou a premiação e em entrevista ao programa ABCZ TV disse que as raças zebuínas produtoras de leite são ferramentas de segurança alimentar para o mundo, que a seleção vai continuar e as batalhas que devem ser enfrentadas a partir de agora são as do protecionismo e reservas de mercado internacional. O presidente da ACGB (Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil), Paulo Menicucci, disse que é importante demonstrar a capacidade de produção das raças zebuínas e promover ações para fomentar pesquisas.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar