Português
20 DE JUNHO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Leilão no Pará ofertará fêmeas e reprodutores avaliados pelo PMGZ

Criadores de todo o país poderão adquirir animais da raça nelore avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) durante o primeiro leilão homologado pela ABCZ no estado do Pará.
O remate "5ª Noite do Nelore Santa Clara & Convidados" ofertará no dia 13 de julho, a partir das 20h, um total de 60 reprodutores, além de 50 fêmeas e 500 bezerros da raça nelore de renomados criatórios do estado, dentre eles, a Fazenda Santa Clara, do criador Acioli José Teixeira; da Fazenda Bela Vista do Xingu, do criador Adalberto Cândido Pereira; Nelore Kris, de Cristiane Teixeira; Fazenda Santa Izabel, de Pedro Rodrigues e Nelore NSG, de Wiltom Batista. O remate será realizado no Parque de Exposições Rosiron Prudente, em São Felix do Xingu/PA. O técnico da ABCZ em Redenção, Gustavo Rusa Pereira, fará os comentários dos animais que serão ofertados.
A Fazenda Santa Clara, promotora do leilão, participa desde 2006 do PMGZ, quando os animais começaram a integrar Provas de Ganho em Peso. Em 2009, a propriedade também passou a participar do Controle de Desenvolvimento Ponderal. "É uma honra muito grande poder contar com a chancela da ABCZ e poder oferecer aos pecuaristas de todo o país animais com excelente qualidade genética. Os compradores terão assessoria direta no leilão do técnico Gustavo, o que trará maior segurança no momento da compra", comenta o promotor do remate, Acioli Teixeira, que convida os criadores de todas as regiões do país a prestigiar o evento.


Homologação
Para ser homologado pelo PMGZ, todos os animais a serem comercializados no leilão devem estar registrados na ABCZ (RGN ou RGD a partir de 18 meses). Além disso, para as raças com aptidão para corte, os machos acima de 24 meses de idade devem apresentar exame andrológico positivo e se enquadrar como Elite e/ou superior de acordo com o IPC-GC nas idades-padrão do Controle de Desenvolvimento Ponderal; ou Elite ou superior em qualquer uma das modalidades da PGP; ou ter Índice de Qualificação Genética (IQG) no máximo TOP 50 na população (% POP).
As fêmeas que vão a leilão devem ter índice Elite e/ou superior de acordo com o IPC-GC nas idades-padrão do Controle de Desenvolvimento Ponderal, ou possuir Índice de Produtividade Total (IPT) de no mínimo 100.0, ou ter IQG no máximo TOP 50 na população (% POP).
Segundo o gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ, Ismar Carneiro, existe uma grande procura por parte dos criadores para homologação de leilões através do PMGZ. "Os promotores dos leilões entendem que para o público comprador é um diferencial muito grande estar adquirindo animais provados com a chancela de um programa de melhoramento genético", explica Ismar. Para mais informações sobre homologação de leilões e eventos, como dias de campo, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3319-3843.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar