Português
06 DE JUNHO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Criadores do Panamá poderão participar da segunda bateria do PROBRAHMAN

Foram abertas no início do mês de junho, as inscrições para a 2º bateria de touros do PROBRAHMAN (Programa Brahman de Avaliação de Touros), desenvolvido pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e pela UNESP (campus Jaboticabal e Botucatu), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Nacional dos Criadores de Pesquisadores (ANCP) e centrais de inseminação artificial do Brasil.
O programa avaliará os reprodutores inscritos, com base no desempenho de suas progênies controladas. "Por meio do teste de progênie, avaliaremos o desempenho genético dos touros e destacaremos os que apresentam melhores performances produtivas e reprodutivas. Os dados das progênies serão coletados do nascimento até a idade ao sobreano nos machos. Nas fêmeas, até o nascimento da primeira cria", informa o diretor executivo da ACBB, Lydio Cosac de Faria.
As avaliações genéticas serão realizadas pelos pesquisadores da Unesp Dra. Lúcia Galvão Albuquerque, Dr. Henrique Oliveira Nunes e Dr. Josineudson Augusto II. A empresa Alta Genetics, parceira do programa, ficará responsável por todo o processo de distribuição do sêmen e fornecerá condições especiais de negociação aos brahmistas interessados.
 
Novidade
A grande novidade desta segunda bateria do PROBRAHMAN será a possibilidade de participação de touros oriundos de criatórios do Panamá, país da América Central, que investe na raça Brahman com o objetivo de ampliar a produtividade de seu rebanho comercial. As negociações para inserção de touros do país no programa de avaliação brasileiro começaram durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, realizado pela primeira vez no Brasil, em outubro de 2010. Na época, a diretoria da ACBB entregou pessoalmente ao ministro de Desarrollo Agropecuario do Panama, Emilio Kieswetter, uma carta convite para que os criadores do Panamá participassem do programa.
"Para essa bateria estamos abrindo a oportunidade da realização de uma avaliação genética internacional em conjunto com a Associação de Criadores do Panamá. Será uma grande oportunidade de integração entre criadores de Brahman dos dois países. Esperamos que esta parceria, seja a primeira de muitas, visando o início de uma avaliação genética global de reprodutores Brahman", afirma o presidente da ACBB, Wilson Roberto Rodrigues.
Os pecuaristas interessados em participar da segunda bateria deverão entrar em contato com a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil, pelo telefone: (34) 3336 7326 ou pelo e-mail: executivo@brahman.com.br.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar