Português
20 DE MAIO DE 2011. POR LARISSA VIEIRA

Extensionista do ES participam de curso sobre Pró-Genética

 

Extensionistas do Espírito Santo participaram esta semana do "Curso de Atualização Técnica sobre Pró-Genética". O intuito do evento é capacitar os técnicos para atuarem no Pró-Genética, programa que permite a pequenos e médios produtores adquirir touros de qualidade genética para melhorar a produção do rebanho. As palestras aconteceram nos dias 18 e 19 de junho, em Vitória, e foram ministradas pelo gerente do Escritório Técnico Regional da ABCZ no Espírito Santo, Roberto Winkler, pelo médico veterinário, Ricardo Ruas, pelo gerente corte do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, Lauro Fraga, e pela gerente do escritório do Incaper, em Ecoporanga, Alice Cristina. A parte teórica do curso aconteceu no auditório da OCB/ES e prática na Fazenda Santo Antônio, no município de Serra.

O curso contou com a participação de 50 profissionais de todo o estado, entre técnicos extensionistas do Incaper, membros de Sindicatos Rurais, funcionários de Cooperativas e prefeituras, além de professores e alunos da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade de Vila Velha.  Durante o curso, os técnicos da ABCZ apresentaram as raças zebuínas, suas características produtivas e como o uso de touros melhoradores podem ajudar os produtores rurais a melhorar a renda. Esse tipo de informação também será dada nos seminários programados para ocorrerem antes das feiras e também nos dias das vendas dos animais.

"Realizamos um curso como este no Espírito Santo em março de 2009. Desde então, o estado já realizou várias feiras do Pró-Genética com um número crescente de vendas de touros. Com o curso deste ano, 3 novas feiras foram confirmadas, nos municípios de Apiacá, Afonso Claudio e Cachoeiro de Itapemirim. Teremos um crescimento em 2011 sobre 2010 de 133% no número de feiras e com certeza atendendo um número representativo de produtores rurais que estão deixando de usar animais sem qualidade genética e poderão usar touros registrados Puro de Origem, com exames sanitários e andrológico", diz Lauro Fraga. Segundo ele, mais de 90% dos produtores rurais capixabas tem até 100 cabeças, 70% são pecuaristas de leite e 30% de corte, sendo a pecuária importante fonte de renda na economia estadual.

O curso foi organizado pela ABCZ em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria Estadual de Agricultura, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Federação de Agricultura do Espírito Santo (FAES) e Organização das Cooperativas Braisleiras (OCB/ES).

 

   

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar