Português
19 DE MAIO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

PMGZ divulga Sumário de Corte 2011

Já está disponível na internet o Sumário de Corte 2011, desenvolvido através da parceria entre a ABCZ e a EMBRAPA Gado de Corte de Campo Grande. O sumário é o resultado dos dados coletados de mais de 2.900 rebanhos que participam do Controle do Desenvolvimento Ponderal em todo o país, das raças brahman, gir, guzerá, indubrasil, nelore e tabapuã.
"As avaliações são disponibilizadas para animais jovens, matrizes e touros. São 12 características avaliadas, entre índices como efeito maternal, ganho de peso e reprodutivos, somando também informações de consanguinidade dos animais. O IQG (Índice da Qualificação Genética) é o índice classificatório do Sumário, e que agrega a contribuição genética do animal nas características escolhidas para a seleção", explica Ismar Carneiro, gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ.
Neste ano, o número de animais avaliados impressiona. São quase 4,5 milhões, sendo 3.707.526 da raça nelore, 214.426 guzerá, 214.022 tabapuã, 159.232 gir, 120.468 brahman e 43.284 indubrasil. "É essencial a utilização deste sumário para o melhoramento genético dos animais, pois ele é referência no meio e possui uma credibilidade muito alta no mercado", opina o criador de nelore Luiz Antônio Menezes, titular da Fazendra Madras, localizada em Barra do Garças/MT, que há vários anos utiliza as informações do sumário para viabilizar o acasalamento dos animais da propriedade.
Os criadores participantes do PMGZ têm acesso aos dados de avaliação de seus animais através do sumário online disponível no site da ABCZ, via página das comunicações eletrônicas. Em breve, todos os criadores participantes do programa receberão um CD ROOM, contendo as avaliações do rebanho.
O público em geral pode acessar o Sumário de Touros de todas as raças zebuínas de forma ilimitada através do site do PMGZ: www.pmgz.org.br.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar