Português
06 DE MAIO DE 2011. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

Biofertilizantes e sistema agrosilvopastoril encerram simpósio

O 4º Simpósio de Agropecuária Sustentável, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em parceria com a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).

foi encerrado hoje (06/05) à tarde, com palestras sobre "O Uso de Biofertilizantes nas Pastagens" e "Sistema Agrosilvopastoril".
Na primeira palestra da tarde, a professora doutora da FAZU, Renata Soares Serafim, apresentou aos participantes as vantagens e aplicação dos biofertilizantes nas pastagens. De acordo com ela, apesar de o tema ser muito discutido, é pouco difundido, principalmente pela falta de conhecimento. "É a reciclagem dos dejetos animais para conversão em alimento para o animal e, consequentemente, para o ser humano", explica. Serafim adverte, porém, que o uso de biofertilizantes deve ser feito com critério. "É preciso fazer o manejo de adubação correto, levando em conta as características de cada forrageira, para não danificar a planta, o solo e os recursos híbridos", explica.

Segundo Serafim, entre outras vantagens, o uso de biofertilizante é uma atividade sustentável, aumenta a qualidade das pastagens e recupera o solo. "Mas é essencial o conhecimento do solo para ajustar as doses de aplicação. O adubo orgânico substitui cerca de 60% do adubo mineral em uma pastagem, o que gera uma economia para o produtor".

O professor especialista da FAZU, Fausto Antônio Domingos Júnior, mostrou as vantagens, desvantagens e empregabilidade do sistema agrosilvopastoril. "O sistema abrange três pontos: a questão ambiental, já que aumenta a arborização das propriedades rurais; a econômica, uma vez que integra culturas, maximizando o lucro do produtor; e o conforto térmico dos animais, que possibilita redução da perda de peso por causa da pouca movimentação", explica. Entre as vantagens do sistema, segundo Domingos, está a redução dos custos de produção, produtores mais capitalizados, melhoramento e conservação das características produtivas do solo e desenvolvimento do setor rural, com maior estabilidade econômica e geração de empregos diretos e indiretos.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar