Português
05 DE MAIO DE 2011. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

Código Florestal e Pró-Genética são debatidos em Simpósio

O novo Código Florestal e o programa Pró-Genética foram os temas abordados na tarde de hoje (05/05), no 4º Simpósio de Agropecuária Sustentável, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em parceria com a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).

Professor mestre da FAZU, Vinícius Antônio Maciel Júnior abriu o evento, com a palestra "Novo Código Florestal", discorrendo sobre os pontos falhos do código, a evolução na produção de grãos e carne frente ao crescimento das áreas de lavoura e pastagens nos últimos 41 anos. "Enquanto a área de lavoura no Brasil cresceu 145%, a produção de grãos aumentou 624%. Já a área de pastagem aumentou 24,6%, enquanto a produção de carne subiu 1.000%", explicou. Maciel abordou, ainda, a evolução do Código Florestal brasileiro e os pontos mais polêmicos da matéria: tamanho da Área de Preservação Permanente (APP), melhor tamanho para Reserva Legal e a anistia aos crimes ambientais. "São pontos que merecem reflexão por parte de todos nós. Em minha opinião, é preciso olha o pequeno produtor de forma diferenciada. É ele quem mantém a mesa do brasileiro com alimentos", avalia Maciel.

Em seguida, o gerente de Corte do PMGZ/ABCZ, Lauro Fraga Almeida, falou sobre o "Pró-Genética: Democratização da Pecuária Seletiva", quando explicou as etapas do programa, desde a assistência técnica ao pequeno produtor, levantamento de demanda e facilitação de crédito bancário ao produtor, até a aquisição do touro melhorado e acompanhamento técnico pós-aquisição. "Nosso objetivo é a melhorar a renda do pequeno produtor, por meio da melhoria do rebanho, através da introdução de touros melhoradores", explica Almeida. Após as apresentações, foi aberto um debate entre o público presente e os palestrantes.

Amanhã pela manhã, serão abordados os temas "Correção e Adubagem de Pastagens", pelo professor doutor da FAZU e técnico da EPAMIG, João Chrisóstomo Pedroso Neto, e "Irrigação de Pastagem", pelo professor da ESP/ESALQ, Eusimio Felisbino Fraga. À tarde, as palestras "Uso de Biofertilizantes nas Pastagens", ministrada pela professora doutora da FAZU Renata Soares Serafim, e "Sistema Agrosilvopastoril", proferida pelo professor especialista da FAZU Fausto Antônio Domingos Júnior, fecham o simpósio.

O 4º Simpósio de Agropecuária Sustentável faz parte da programação da 77ª ExpoZebu, realizada até 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar