Português
05 DE MAIO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Venezuela e Angola também firmam parceria com a FAZU

Entidades do setor pecuário da Venezuela e de Angola serão as mais novas parceiras da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), a partir da tarde de hoje (05/05), quando será firmada uma parceria que prevê uma série de ações de cooperação técnica entre a faculdade brasileira e as instituições destes dois países, como intercâmbio de estudantes, projetos de extensão e pesquisa, pós-graduação e estágios.
Hoje, às 17h, no Salão Internacional do Parque Fernando Costa, serão assinados os termos de parceria entre a FAZU e a Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA) e também com a Federação Bolivariana de Ganaderos e Agricultura da Venezuela (Fegaven). As entidades internacionais serão representadas pelo diretor geral da CCGSA, Alvaro Manuel P. R. Fernandes e pelo presidente da Fegaven, Balsanino Belandria Rivas.
Na manhã de ontem (04/05), já foram firmados dois convênios entre a FAZU e instituições estrangeiras, no Salão Internacional, onde está sendo realizada a 77ª ExpoZebu.  O primeiro convênio foi assinado pela faculdade, sua mantenedora Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), a Associação dos Criadores de Zebu do Panamá (Cricepa) e a Associação Paraguai de Criadores de Nelore (APCN), com a finalidade de favorecer o intercâmbio de estudantes panamenhos e paraguaios, que tenham interesse em cursar Agronomia ou Zootecnia no Brasil.
A parceria firmada garantirá a concessão de 50% de desconto nas mensalidades dos cursos de Agronomia e Zootecnia da FAZU para os estudantes paraguaios e panamenhos. Outro convênio, também assinado na manhã de ontem, permitirá a concessão de um desconto de 10% nas mensalidades dos cursos de pós-graduação da faculdade, para os estudantes previamente selecionados e nominados pelas instituições de ensino superior, como a Universidade de Santa María de la Antigua do Panamá e a CES, da Colômbia.


Bolívia


Estes não são os primeiros convênios internacionais firmados pela FAZU. Há aproximadamente 10 anos, a faculdade firmou o primeiro convênio na área de intercâmbio de educação com uma entidade estrangeira, através da parceria selada com a Asocebu (Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia). Após o convênio, a partir de 2002, aproximadamente 25 estudantes bolivianos se formaram em Zootecnia pela faculdade. Atualmente, 15 jovens estão cursando a graduação na FAZU.
Muitos estudantes bolivianos que se formaram na FAZU, hoje voltaram à instituição para cursar pós-graduação. Este é o caso da jovem, Patrícia Ibanez, que concluiu o curso em agosto de 2010 e, juntamente, com o pai o engenheiro Fernando Ibanez, está visitando a 77ª ExpoZebu. Atualmente, ela cursa a pós-graduação "Nutrição e Alimentação de Ruminantes" e já aplica todo o conhecimento adquirido em solo brasileiro na fazenda de propriedade de sua família, localizada próxima a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.


A FAZU completou em 2011, 36 anos de dedicação ao ensino superior, com ênfase no ensino de Ciências Agrárias. Atualmente, são ofertados seis cursos de graduação: Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Letras, Secretariado Executivo Bilingue e Sistemas de Informação, além de vários cursos de pós-graduação. Mais informações: www.fazu.br.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar