Português
04 DE MAIO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Assinatura de convênios garante abertura de mercados para o Brasil na área de Educação

Convênios firmados na manhã de hoje (04/05), no Salão Internacional do Parque Fernando Costa, onde está sendo realizada a 77ª ExpoZebu, garantirão a abertura de novos mercados internacionais para o Brasil na área de Educação, principalmente, em relação ao ensino de  Ciências Agrárias.
O primeiro convênio foi assinado pela FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), sua mantenedora Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), a Associação dos Criadores de Zebu do Panamá (Cricepa) e a Associação Paraguai de Criadores de Nelore (APCN), com a finalidade de favorecer o intercâmbio de estudantes panamenhos e paraguaios, que tenham interesse em cursar Agronomia ou Zootecnia no Brasil.
A parceria firmada garantirá a concessão de 50% de desconto nas mensalidades dos cursos de Agronomia e Zootecnia da FAZU para os estudantes paraguaios e panamenhos. Outro convênio, também assinado na manhã de hoje, permitirá a concessão de um desconto de 10% nas mensalidades dos cursos de pós-graduação da faculdade, para os estudantes previamente selecionados e nominados pelas instituições de ensino superior, como a Universidade de Santa María de la Antigua do Panamá e a CES, da Colômbia.
Segundo Manuel Rodriguez, secretário da Comissão Diretiva da APCN, o convênio será uma oportunidade para que jovens e filhos de pecuaristas do Paraguai possam ter acesso à educação superior de qualidade, em uma faculdade que é referência no setor agrícola e pecuário.
Participaram da solenidade de assinatura do convênio o presidente do Conselho Diretor da Fundagri, José Olavo Borges Mendes; a professora Dionir Dias de Oliveira Andrade, diretora geral da FAZU; Rafael Cunha Mendes, diretor de Relações Internacionais da ABCZ; o diretor da Acricepa, Oriel Aquiles Correa Moreno, o reitor da Universidade de Santa María de la Antígua do Panamá, Carlos Voloj Pereira; Alejandro Vargas Velasquez, representando o Decceno da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade CES; o representante da Reitoria da Universidade do Panamá, Juan Osório e o secretário da Comissão Diretiva da APCN, Manuel Rodriguez.
Estes não são os primeiros convênios internacionais firmados pela FAZU. Há aproximadamente 10 anos, a faculdade firmou o primeiro convênio na área de intercâmbio de educação com uma entidade estrangeira, através da parceria selada com a Asocebu (Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia). Após o convênio, a partir de 2002, aproximadamente 25 estudantes bolivianos se formaram em Zootecnia pela faculdade. Atualmente, 15 jovens estão cursando a graduação na FAZU. "Temos um histórico bem sucedido de parceria com a Asocebu e há inúmeras possibilidades de envolvimento entre a FAZU e entidades estrangeiras. Cabe a nós buscar parcerias para viabilizar novas opções, visando não só a formação profissional, como também capacitação de professores e equipes, atividades de pesquisa e extensão, iniciação científica, dentre outros", ressaltou a diretora geral da FAZU, Dionir Dias de Oliveira Andrade.
Muitos estudantes bolivianos que se formaram na FAZU, hoje voltaram à instituição para cursar pós-graduação. Este é o caso da jovem, Patrícia Ibanez, que concluiu o curso em agosto de 2010 e, juntamente, com o pai o engenheiro Fernando Ibanez, está visitando a 77ª ExpoZebu. Atualmente, ela cursa a pós-graduação "Nutrição e Alimentação de Ruminantes" e já aplica todo o conhecimento adquirido em solo brasileiro na fazenda de propriedade de sua família, localizada próxima a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

GERTEC
Nesta manhã também foi assinado no Salão Internacional do Parque Fernando Costa, em Uberaba, termo de parceria entre a Associação Panamenha de Criadores de Zebu e a empresa Gertec embriões para a comercialização de genética bovina.
Os convênios foram viabilizados através do apoio da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), através do Brazilian Cattle.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar