Português
03 DE MAIO DE 2011. POR MÁRCIA BENEVENUTO

A ?Fórmula 1? na ordenha do zebu

As fêmeas de concurso são preparadas dentro de um cronograma técnico recheado de detalhes para parir, receber alimentação especial e atingir o pico de lactação justamente no período da competição.

Dentro dos pavilhões do concurso todos os profissionais envolvidos são orientados a fazer silêncio e manter o ambiente na maior tranqüilidade possível. Toldos escuros em toda a volta do espaço reduzem a incidência de luminosidade para recriar, dentro da exposição, uma situação que se assemelhe ao ambiente das fazendas.

O Torneio Leiteiro da 77ª ExpoZebu começou logo após a abertura oficial da mostra. 108 vacas entraram nos pavilhões reservados para o concurso. A raça gir leiteiro está representada com o maior número de animais, ao todo 77 vacas e vem seguida pelo guzerá com 22 fêmeas. Os criadores de Indubrasil, Brahman e Sindi inscreveram 9 cabeças.

O evento vai somar a produção das vacas obtida em 3 ordenhas diárias e encerra no dia 6 de maio. Serão realizadas 10 ordenhas e para o calculo de média é descartada a produção de maior volume.

Maiores volumes na primeira pesagem para as raças em campeonato

Gir Leiteiro,

Vaca Adulta: Quimbanda Cal - 19,34 kg

Vaca Jovem: Jeni FIV Kubera - 15,59 kg

Fêmea Jovem - Chalana FIV JNNA - 13,36 kg

Guzerá,

Vaca Adulta: Ótica TE Taboquinha - 13,20 kg

Vaca Jovem: UFA TE Taboquinha - 7,55 kg

Fêmea Jovem: Uruguaiana FIV JF - 6,87 kg

Indubrasil,

Vaca Adulta: Boneca da Cassu - 9,19 kg

Brahman,

Vaca Adulta: Lady Uber POI 152 - 7,57 kg

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar