Português
03 DE MAIO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

ExpoZebu 2011: Discurso do presidente da ABCZ, Eduardo Biagi

Confira na íntegra o discurso do presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, proferido na manhã de hoje (03/05), durante a abertura oficial a 77ª ExpoZebu.

SENHORAS E SENHORES, CAROS AMIGOS:

 

 

 

ESTAMOS NA TRAVESSIA PARA UMA NOVA ERA NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA. UMA ERA PAUTADA PELA BUSCA DA CONVERGÊNCIA ENTRE O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO E A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS.

 

NÃO OBSTANTE A CRISE FINANCEIRA QUE ABALOU A ECONOMIA MUNDIAL, PROVOCANDO A RETRAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, E  AINDA PRODUZ EFEITOS, NÃO HÁ DÚVIDA QUANTO AO CRESCIMENTO NOS PRÓXIMOS ANOS DA DEMANDA DA HUMANIDADE POR ALIMENTOS, MATÉRIAS-PRIMAS E ENERGIA RENOVÁVEL.

 

O AUMENTO DA POPULAÇÃO HUMANA EM ATÉ 30 POR CENTO NOS PRÓXIMOS 40 ANOS E O AUMENTO DO CONSUMO EM PAÍSES POPULOSOS COMO A CHINA, A ÍNDIA, A RÚSSIA E O PRÓPRIO BRASIL,  IMPÕEM GIGANTESCOS E INADIÁVEIS DESAFIOS AO NOSSO SISTEMA PRODUTIVO.

 

PARA ATENDER À DEMANDA POR ALIMENTOS, ESPECIALMENTE, A PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNDIAL TERÁ DE CRESCER PELO MENOS 60 POR CENTO ATÉ O ANO DE 2050.

 

SEGUNDO ESTUDOS DA FAO, OS PAÍSES DO HEMISFÉRIO SUL, POR FATORES TERRITORIAIS, CLIMÁTICOS E ECONÔMICOS, SÃO OS QUE PODEM CONSEGUIR SUPRIR ESSE CRESCIMENTO DE DEMANDAS.  O BRASIL É O PAÍS DO HEMISFÉRIO SUL COM MELHORES CONDIÇÕES REAIS PARA CUMPRIR ESSA MISSÃO.

 

UM DESAFIO QUE CHAMAMOS DE MISSÃO PORQUE NÃO ESTAMOS TRATANDO DA PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE LUXO OU SUPÉRFLUOS; ESTAMOS TRATANDO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, DE ENERGIA RENOVÁVEL E DE MATÉRIAS-PRIMAS ESSENCIAIS.

 

O HISTÓRICO RECENTE DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA NOS CREDENCIA A LIDERAR ESSA NOVA ERA, CONCILIANDO O AUMENTO  DO VOLUME DE PRODUÇÃO COM A PRESERVAÇÃO DOS  RECURSOS NATURAIS.

 

CONSTRUÍMOS UM DOS SISTEMAS PRODUTIVOS AGRÍCOLAS MAIS AVANÇADOS DO MUNDO, COM UMA TRAJETÓRIA CONSISTENTE DE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE.

 

NA PECUÁRIA BOVINA,  SUPERAMOS A FASE DA OCUPAÇÃO HORIZONTAL DE ÁREAS, NA QUAL BUSCAMOS O CRESCIMENTO QUANTITATIVO DO REBANHO. COM UM CUIDADOSO PROCESSO DE SELEÇÃO E MELHORAMENTO GENÉTICO DOS ANIMAIS, INGRESSAMOS  EM UM NOVO ESTÁGIO, COM O CRESCIMENTO VERTICAL DA PRODUÇÃO, BASEADO NA MELHORIA DA QUALIDADE DO REBANHO.

 

NESTE ESTÁGIO, PODEMOS DOBRAR E ATÉ TRIPLICAR A  PRODUÇÃO COM BASE EM DOIS PILARES - TECNOLOGIA E QUALIDADE - SEM ABRIR NOVAS ÁREAS DE EXPLORAÇÃO. E NÃO ESTAMOS FALANDO DE UMA PRODUÇÃO QUALQUER: JÁ SOMOS UM DOS MAIORES PRODUTORES DO PLANETA. PRODUZIMOS 9 MILHÕES DE TONELADAS DE CARNE E MAIS DE 26 BILHÕES DE LITROS DE LEITE AO ANO.

 

ALGUNS DADOS DA PRÓPRIA ABCZ EVIDENCIAM ESSE POTENCIAL DE CRESCIMENTO, CALCADO NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE: EM 1970, QUANDO INICIAMOS A AFERIÇÃO DE PESO DOS ANIMAIS NA EXPOZEBU, UM BEZERRO CAMPEÃO COM 12 MESES DE IDADE PESAVA 260 QUILOS. EM 2010, O BEZERRO CAMPEÃO COM MELHOR DESEMPENHO, NA MESMA IDADE, ATINGIU 544 QUILOS, UMA EVOLUÇÃO DE MAIS DE 109%.

 

NO INÍCIO DO CONTROLE LEITEIRO, EM 1981, AS VACAS GIR PRODUZIAM EM MÉDIA 2.263 QUILOS DE LEITE EM LACTAÇÃO DE 305 DIAS, COM 21 LACTAÇÕES AFERIDAS. EM 2010, ESSA MÉDIA CHEGOU A 3.478 QUILOS DE LEITE, COM 3.992 LACTAÇÕES AFERIDAS, UMA EVOLUÇÃO DE 54%.

 

JÁ NA RELAÇÃO ENTRE OS REBANHOS BOVINOS E A OCUPAÇÃO DA TERRA, TÍNHAMOS EM 1960 UMA MÉDIA DE 0,47 CABEÇA POR HECTARE. SALTAMOS PARA UMA MÉDIA HOJE DE CERCA DE 1,20 CABEÇA POR HECTARE, O QUE REPRESENTA UM AUMENTO DE MAIS DE 150 POR CENTO NA TAXA DE OCUPAÇÃO.

 

ESSES E OUTROS AVANÇOS CONQUISTADOS COM INVESTIMENTOS EM PESQUISA, TECNOLOGIA E MELHORIA DAS PRÁTICAS AGRONÔMICAS LEVARAM A PECUÁRIA DE CORTE BRASILEIRA AO TOPO DO RANKING MUNDIAL E CONFERIRAM  IMENSO POTENCIAL  À PECUÁRIA LEITEIRA.

 

NOS ÚLTIMOS 15 ANOS O VOLUME DO CONSUMO INTERNO DE CARNE BOVINA DO PAÍS AUMENTOU DE 4 MILHÕES E 800 MIL TONELADAS PARA MAIS DE 7 MILHÕES E 200 MIL TONELADAS, COM UM CRESCIMENTO NO CONSUMO PER CAPTA DE 31,5 QUILOS ANO PARA 37,4 QUILOS ANO.

 

AO MESMO TEMPO EM QUE ATENDEMOS A ESSE CRESCIMENTO DA DEMANDA INTERNA, CONSEGUIMOS PARTIR DE UM PATAMAR DE EXPORTAÇÕES NA FAIXA DOS 500 MILHÕES DE DÓLARES AO ANO PARA UM PATAMAR PRÓXIMO DOS 5 BILHÕES DE DÓLARES.

 

SOMENTE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS ARRECADAMOS PARA O BRASIL COM  EXPORTAÇÕES MAIS DE 23 BILHÕES DE DÓLARES. UM VALOR COM RENDIMENTO QUASE ABSOLUTO PARA A BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA, POIS NOSSO ATENDIMENTO COM VANTAGENS DE PREÇO E QUALIDADE ÀS DEMANDAS INTERNAS PERMITIU QUE AS IMPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA FICASSEM EM UMA MÉDIA PRÓXIMA AOS 100 MILHÕES DE DÓLARES AO ANO NO MESMO PERÍODO, O QUE REPRESENTA MENOS DE 0,5 POR CENTO DO QUE EXPORTAMOS.

 

EM SUA TOTALIDADE, A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA PROPORCIONA 60 BILHÕES DE DÓLARES ANUAIS LÍQUIDOS PARA A BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA.

 

ESTÁ NOS CAMPOS, PORTANTO, O FATOR DIFERENCIAL PARA A ACUMULAÇÃO DAS RESERVAS CAMBIAIS QUE ANCORAM A ECONOMIA NACIONAL NAS TURBULÊNCIAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL.

 

A EXPOZEBU É UMA DAS MOSTRAS MAIS EXPRESSIVAS DESSE DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DA AGROPECUÁRIA E DO UNIVERSO DO AGRONEGÓCIO.

 

AS SUAS 76 EDIÇÕES ANTERIORES RETRATARAM CADA DEGRAU QUE GALGAMOS NA PARTICIPAÇÃO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS NA CADEIA DE NEGÓCIOS DA PECUÁRIA.

 

SÃO REGISTROS HISTÓRICOS DA TRANSFORMAÇÃO DE UNS POUCOS ANIMAIS IMPORTADOS  EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS EM UM REBANHO COM MAIS DE 150 MILHÕES DE ZEBUÍNOS, QUE CONSTITUI HOJE O MAIS VALIOSO PATRIMÔNIO GENÉTICO DA PECUÁRIA COMERCIAL.

 

A SUA SEPTUAGÉSIMA SÉTIMA EDIÇÃO, COM MAIS DE 3.000 ANIMAIS, 44 LEILÕES, 7 SHOPPINGS, EVENTOS COMO O SIMPÓSIO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, O FÓRUM DE SELEÇÃO GENÔMICA, A REUNIÃO  DOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO E CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, O ENCONTRO DO FONESA E TANTOS OUTROS, E A PARTICIPAÇÃO DE CENTENAS DE CRIADORES, EMPRESAS, PESQUISADORES E INVESTIDORES, INCLUSIVE ESTRANGEIROS, REGISTRA  NOSSO STATUS ATUAL, QUE É DE PLENA VITALIDADE E ROBUSTEZ.

 

VIVEMOS, CONTUDO, UM MOMENTO DE DEFINIÇÕES CRUCIAIS PARA O FUTURO DO NOSSO SISTEMA DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA.

 

COM TODOS ESSES RESULTADOS QUE SUSTENTAM A ECONOMIA NACIONAL; PROPICIAM O DESENVOLVIMENTO DE MILHARES DE CIDADES FORA DO EIXO DAS GRANDES METRÓPOLES; MANTÊM MILHÕES DE EMPREGOS;  FORMAM UMA NOVA E VIGOROSA  CLASSE MÉDIA RURAL  E, ACIMA DE TUDO, ASSEGURAM AOS CIDADÃOS  ALIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO - UM DOS MENORES DO PLANETA - E DE ÓTIMA QUALIDADE - TAMBÉM UMA DAS MAIS SAUDÁVEIS DO PLANETA -  NOSSO SISTEMA PRODUTIVO É COLOCADO EM XEQUE POR AMEAÇAS QUE  HÁ MUITO DEVERIAM ESTAR SUPERADAS.

 

MESMO COM TODOS ESSES RESULTADOS E DIANTE DA PERSPECTIVA CONCRETA DE MULTIPLICÁ-LOS ASSUMINDO O PAPEL DE PRINCIPAL FONTE DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS, ENERGIA RENOVÁVEL E MATÉRIAS-PRIMAS DO PLANETA, O QUE PROPORCIONARÁ AO BRASIL UM NOVO CÍRCULO VIRTUOSO DE PROSPERIDADE, COM A GERAÇÃO DE DIVISAS, RENDA, NOVOS NEGÓCIOS E EMPREGOS DE QUALIDADE - MESMO COM TODOS ESSES RESULTADOS E PERSPECTIVAS, REPITO - NOSSO SISTEMA PRODUTIVO E A SUA CADEIA DE VERTENTES INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E DE SERVIÇOS AINDA SÃO AMEAÇADOS EM FATORES ELEMENTARES PARA QUALQUER ATIVIDADE ECONÔMICA, COM A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE INSEGURANÇA E INCERTEZAS PARA OS PROTAGONISTAS DESSE SISTEMA, QUE SÃO OS PRODUTORES.

 

AS QUESTÕES AGRÁRIA E AMBIENTAL SÃO EXEMPLOS CONTUNDENTES DO QUE AFIRMAMOS.

 

É EVIDENTE PARA TODOS QUE SOB QUALQUER PONTO DE VISTA - O LEGAL, O ECONÔMICO OU O DA LUTA PELA PROMOÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS - NÃO HÁ NENHUM MOTIVO QUE AINDA JUSTIFIQUE A INVASÃO DE PROPRIEDADES NO BRASIL.

 

TEMOS UMA POLÍTICA AGRÁRIA QUE JÁ DISTRIBUIU MILHÕES DE HECTARES DE TERRAS E QUE ESTÁ EM VIGOR. UMA POLÍTICA AGRÁRIA, INCLUSIVE, EXTREMAMENTE DURA E PUNITIVA COM O PRODUTOR RURAL, QUE PRECISA SER REVISTA DIANTE DA ATUAL ESTRUTURA FUNDIÁRIA, DO ATUAL PERFIL DA DEMANDA POR TERRAS E DAS ATUAIS CONDIÇÕES DA PRODUÇÃO NO CAMPO.

 

NO ENTANTO, AS INVASÕES CONTINUAM OCORRENDO NUM AMBIENTE DE IMPUNIDADE.

 

JÁ COM RELAÇÃO À QUESTÃO AMBIENTAL, NUNCA VIMOS TANTA FORMAÇÃO AÇODADA DE JUÍZOS FUNDADA NA PAIXÃO, NA DESINFORMAÇÃO OU NO PURO PRECONCEITO.

 

SÃO LOUVÁVEIS AS INICIATIVAS DE ALGUNS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE AMPLIAR O DEBATE SOBRE O TEMA, MAS ALGUMAS INSTITUIÇÕES E PERSONALIDADES, POR CONVICÇÃO IDEOLÓGICA, DESCONHECIMENTO, INGENUIDADE OU OUTRAS MOTIVAÇÕES, IMPREGNAM O TRATAMENTO DESSA QUESTÃO DE UM MANIQUEÍSMO PRIMÁRIO.

 

TENTA-SE INCUTIR NA SOCIEDADE QUE ESTAMOS NUM EMBATE ENTRE AMBIENTALISTAS DEFENSORES DA NATUREZA E DO FUTURO DA HUMANIDADE E, DO OUTRO LADO, PRODUTORES RURAIS PODEROSOS QUE NÃO SE PREOCUPAM SE VÃO DESTRUIR ESSA NATUREZA E ESSE FUTURO. ESTE É O GRANDE EQUÍVOCO QUE VIVEMOS.

 

NO CASO ESPECÍFICO DA REVISÃO DO CÓDIGO FLORESTAL ESSE MANIQUEÍSMO ANDA DE MÃOS DADAS COM A INSENSATEZ E FLERTA COM A IRRESPONSABILIDADE, VENDO NA PROPOSTA DE REVISÃO AMEAÇAS INEXISTENTES À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SUBESTIMANDO TANTO OS ESFORÇOS FEITOS PELOS PRODUTORES RURAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA MODERNA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA QUANTO AS CONSEQÜÊNCIAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DA DESAPROVAÇÃO OU POSTERGAÇÃO DESSA REVISÃO.

 

É PRECISO DEIXAR CLARO PARA A SOCIEDADE QUE O SUBSTITUTIVO PARA O CÓDIGO DA AUTORIA DO DEPUTADO ALDO REBELO É O RESULTADO DE DEBATES AMPLOS E INTENSOS COM TODOS OS ATORES SOCIAIS E ESPECIALISTAS EM QUESTÕES AMBIENTAIS E MANTÉM PLENAMENTE O ESPÍRITO E OS PROPÓSITOS DO CÓDIGO FLORESTAL, VOLTADOS PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS.

TRATA-SE DE UM PROJETO SÉRIO, BEM FUNDAMENTADO E EQUILIBRADO, QUE APERFEIÇOA O CÓDIGO FLORESTAL,   RETIRANDO  SEUS EXCESSOS E APRIMORANDO A SUA EFICÁCIA COMO INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.

 

QUANDO DEFENDEMOS ESSA REVISÃO DO CÓDIGO, NÃO ESTAMOS DEFENDENDO UMA MINORIA DE GRANDES PRODUTORES RURAIS. ESTAMOS DEFENDENDO QUASE 5 MILHÕES DE PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES QUE NÃO TÊM RECURSOS PARA REESCREVER A SUA HISTÓRIA E PODEM TER SUAS ATIVIDADES PREJUDICADAS E ATÉ MESMO INVIABILIZADAS PELOS  EXCESSOS DO CÓDIGO ATUAL.

 

ESTAMOS DEFENDENDO AS FAMÍLIAS DESSES PRODUTORES; OS SEUS EMPREGADOS E AS FAMÍLIAS DE SEUS EMPREGADOS. ESTAMOS DEFENDENDO AS POPULAÇÕES URBANAS DE MUNICÍPIOS QUE TÊM AS SUAS ECONOMIAS VINCULADAS ÀS ATIVIDADES DESSES PRODUTORES.

 

É PRECISO QUE A SOCIEDADE SAIBA QUE OS PRODUTORES RURAIS NÃO SÃO DESTRUIDORES DO MEIO AMBIENTE. EM IMENSA MAIORIA SÃO PESSOAS QUE TOMAM INICIATIVAS ESPONTÂNEAS DE PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS QUE ESTÃO SOB A SUA RESPONSABILIDADE.

 

A PECUÁRIA BOVINA, POR EXEMPLO, TRABALHA DIUTURNAMENTE PARA O MELHORAMENTO GENÉTICO, DA NUTRIÇÃO E DAS  CONDIÇÕES SANITÁRIAS DOS ANIMAIS, O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS DE MANEJO, O AUMENTO DA OCUPAÇÃO DE ANIMAIS POR HECTARE, A RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS, A INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E OUTRAS MEDIDAS QUE RESULTAM EM MAIS PRODUTIVIDADE E MAIS PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, COM A REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE POLUENTES E A ELIMINAÇÃO DA NECESSIDADE DE NOVAS ÁREAS DE PASTAGEM.

 

UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DA SOCIEDADE NÃO TEM ESSAS INFORMAÇÕES E ESTÁ VULNERÁVEL A UMA VISÃO DISTORCIDA DA POSIÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS EM RELAÇÃO AO CÓDIGO FLORESTAL E À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. OS PARLAMENTARES QUE DEVEM APROVAR O SUBSTITUTIVO DO DEPUTADO ALDO REBELO, PORÉM, TÊM ESSAS INFORMAÇÕES, E NÃO TEMOS DÚVIDA DE QUE VÃO AGIR COM CONSCIÊNCIA DA DIMENSÃO DE SUAS RESPONSABILIDADES NESTE MOMENTO.

 

A ABCZ, SENHORAS E SENHORES, TRABALHA HÁ 77 ANOS PELA PROMOÇÃO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS, A EVOLUÇÃO DA PECUÁRIA E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO BRASIL.

 

HOJE, ERGUEMOS NA EXPOZEBU 2011 A BANDEIRA DA TECNOLOGIA E DA QUALIDADE. NÃO TEMOS DÚVIDA DE QUE ESSES DOIS CONCEITOS, SOMADOS AO COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE, BALIZARÃO O FUTURO DA PECUÁRIA E DE TODA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA.

 

PRODUZIREMOS MAIS E MELHOR, COM MENOR IMPACTO AMBIENTAL, E AGREGAREMOS VALOR AOS NOSSOS PRODUTOS, ATENDENDO ÀS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS CONSUMIDORES.

 

PREOCUPA-NOS QUE OS PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES TAMBÉM SEJAM RAPIDAMENTE INSERIDOS NESTE NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO.

 

PARA ISTO, PRECISAMOS IR ALÉM DAS LINHAS BÁSICAS DE FINANCIAMENTO PARA A PRODUÇÃO. É PRECISO MAIS CRÉDITO TAMBÉM PARA O MELHORAMENTO GENÉTICO, A RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS, O ACESSO À TECNOLOGIA DE PONTA.

 

E DESTACAMOS AQUI A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO O PRÓ-GENÉTICA, PARCERIA DA ABCZ COM O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, O GOVERNO DE MINAS, A EMATER, A EPAMIG, O IMA, A FAEMG, O BANCO DO BRASIL E O SICOOB.

 

NESTE SENTIDO, FIRMAMOS PARCERIAS QUE ESTABELECERÃO NOVAS REFERÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA ZEBUÍNA.

 

COM A EMBRAPA  E A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CRIADORES E PESQUISADORES FIRMAMOS PROTOCOLO PARA A PRODUÇÃO DE AVALIAÇÕES GENÉTICAS  DE ANIMAIS CONJUNTAS, COM ELABORAÇÃO DE UM SUMÁRIO DE TOUROS, UNIFICANDO OS TRÊS MAIORES PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO, O QUE REPRESENTA UM AVANÇO EXPRESSIVO PARA A MELHORIA DO ENTENDIMENTO E DA APLICAÇÃO DESSAS AVALIAÇÕES PELO MERCADO.

 

NÃO PODEMOS DEIXAR DE AGRADECER AO PRESIDENTE DA EMBRAPA, PEDRO ANTÔNIO ARRAES, E AO PRESIDENTE DA ANCP, RAYSILDO BARBOSA, E ÀS SUAS EQUIPES, PELOS ESFORÇOS EMPREENDIDOS PARA ESSA COOPERAÇÃO.

 

EM OUTRA FRENTE FIRMAMOS PROTOCOLO  COM A EMBRAPA, A EPAMIG, O INSTITUTO PARQUE TECNOLÓGICO DE UBERABA E A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIROLANDO VISANDO A INSTITUIÇÃO DO NÚCLEO AVANÇADO DE GENÉTICA DA EMBRAPA EM UBERABA.

 

NESTE PONTO, ENFATIZAMOS A IMPORTÂNCIA DA EMBRAPA, UMA DAS MAIS EFICIENTES INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS DO MUNDO, MOTIVO DE ORGULHO PARA TODOS OS BRASILEIROS.

 

POR OPORTUNO, APLAUDIMOS A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF E O MINISTRO WAGNER ROSSI PELO NÃO CONTINGENCIAMENTO EM 2011 DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS ALOCADOS PARA A DEFESA SANITÁRIA. UMA DECISÃO DAS MAIS ACERTADAS, QUE TERÁ EFEITOS EXTREMAMENTE BENÉFICOS PARA A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA.

 

AINDA NO CAMPO SANITÁRIO, REAFIRMAMOS NOSSO COMPROMISSO COM A VIGILÂNCIA PERMANENTE NO COMBATE À AFTOSA E NOSSO ENGAJAMENTO NA NOVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO.

 

A EXPOZEBU É TAMBÉM, SENHORAS E SENHORES, O GRANDE ENCONTRO DA PECUÁRIA. UM ENCONTRO PARA O CONGRAÇAMENTO E O CULTIVO DE NOSSOS VALORES. POR ISTO A EXPOZEBU É PALCO DA PRINCIPAL HOMENAGEM QUE A ABCZ PRESTA AOS HOMENS E ÀS MULHERES QUE CONTRIBUEM DESTACADAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA ZEBUÍNA, QUE É A ENTREGA DA COMENDA MÉRITO ABCZ.

 

ASSIM, EM NOME DA DIRETORIA E DE NOSSOS ASSOCIADOS, SAUDAMOS OS COMENDADORES ABCZ 2011: ALICE FERREIRA;  SENADORA KÁTIA ABREU; JOSÉ JOÃO SALGADO RODRIGUES DOS REIS; FERNANDO PARANHOS; NORIVAL BONAMICHI; PEDRO NOVIS;  MINISTRO WAGNER ROSSI; DOUTOR AVELINO UREÑA E GLEIDA MARQUES.

 

AO CONCEDER A COMENDA MÉRITO ABCZ  A ESSES EXPOENTES DA PECUÁRIA MODERNA, HOMENAGEAMOS TODAS AS GERAÇÕES DE CRIADORES E PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE AS RAÇAS ZEBUÍNAS FOSSEM TRANSFORMADAS EM UM MANANCIAL DE RIQUEZAS E ESPERANÇAS PARA A HUMANIDADE.

 

AGRADECEMOS A PRESENÇA DO SENHOR MINISTRO WAGNER ROSSI,  REPRESENTANTE DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF NESTA SOLENIDADE, EXTERNANDO NOSSO RECONHECIMENTO À SUA CAPACIDADE POLÍTICA E GERENCIAL E AO DINAMISMO QUE IMPRIME À ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO.

SOLICITAMOS, CARO MINISTRO WAGNER ROSSI, QUE TRANSMITA À PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF NOSSOS EFUSIVOS CUMPRIMENTOS POR ESSES PRIMEIROS MESES DE GOVERNO.

 

REGISTRAMOS QUE NA OPORTUNIDADE DE SUA ELEIÇÃO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, ENVIAMOS  PARABÉNS À PRESIDENTA DILMA, E ELA RESPONDEU DIZENDO DE SUA CONFIANÇA NO NOSSO APOIO PARA O PROSSEGUIMENTO DESTA FASE DE  DESENVOLVIMENTO  DO PAÍS, GARANTINDO QUE A SUA ADMINISTRAÇÃO DARIA CONTINUIDADE À POLÍTICA VITORIOSA DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, TRABALHANDO VIGOROSAMENTE PARA O BEM-ESTAR E A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.

 

PEDIMOS, MINISTRO, QUE DIGA À PRESIDENTA DILMA  QUE O SEU GOVERNO TERÁ NA ABCZ UMA PARCEIRA LEAL PARA O CUMPRIMENTO DE SEUS PROPÓSITOS. TEMOS TOTAL CONFIANÇA NO SEU GOVERNO E VAMOS CONTRIBUIR PARA O BEM-ESTAR E A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS, COM UMA PRODUÇÃO ABUNDANTE DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E DE BAIXO CUSTO.

 

AGRADECEMOS A PRESENÇA DO SENHOR GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, PROFESSOR ANTONIO ANASTASIA, MANIFESTANDO-LHE NOSSO ENTUSIASMO COM A SERIEDADE DA SUA CONDUTA; A SUA CAPACIDADE DE OUVIR E DIALOGAR; A SUA ATENÇÃO COM A AGROPECUÁRIA; A SUA BUSCA DA INOVAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS NA GESTÃO PÚBLICA QUE A TORNEM CAPAZ DE ENTREGAR RESULTADOS MAIS EFETIVOS E QUALIFICADOS PARA A SOCIEDADE.

 

APLICAMOS NA PECUÁRIA MODERNA, GOVERNADOR ANASTASIA, A FÓRMULA DE FAZER MAIS COM MENOS, ALCANÇANDO MELHOR QUALIDADE, E NOS ENTUSIASMAMOS QUANDO PRESENCIAMOS ESSE PRINCÍPIO  TAMBÉM NA GESTÃO PÚBLICA.

 

 

AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODAS AS AUTORIDADES, DOS CONVIDADOS, DOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA E DOS CIDADÃOS QUE NOS PRESTIGIAM.

 

AGRADECEMOS COM MUITA ÊNFASE AOS NOSSOS COMPANHEIROS DE DIRETORIA, ASSOCIADOS E COLABORADORES E AOS AMIGOS PRESIDENTES DAS ASSOCIAÇÕES PROMOCIONAIS DAS RAÇAS ZEBUÍNAS E ÀS SUAS DIRETORIAS. 

 

FAZEMOS UMA SAUDAÇÃO ESPECIAL À DIRETORIA DA SINDI, PELA REALIZAÇÃO EXITOSA DA OITAVA EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA, JUNTO À EXPOZEBU 2011.

 

AGRADECEMOS  AO PREFEITO ANDERSON ADAUTO E AOS AMIGOS DA PREFEITURA DE UBERABA, PARCEIROS DE PRIMEIRA HORA EM TODAS AS INICIATIVAS DA ABCZ.

 

AGRADECEMOS AOS NOSSOS PATROCINADORES BANCO DO BRASIL, COCA-COLA, NESTLÉ 90 ANOS E TORTUGA; AOS NOSSOS APOIADORES MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, GOVERNO DE MINAS, APEX BRASIL, SENAR, CNA, CEMIG, FAZU E O PÓLO DE EXCELÊNCIA EM GENÉTICA BOVINA E A TODOS QUE SOMAM ESFORÇOS JUNTO À ABCZ PARA TORNAR  VITORIOSA A REALIZAÇÃO DE UM EVENTO DESTA GRANDEZA.

 

AGRADECEMOS A TODOS QUE PRESTIGIAM A EXPOZEBU 2011.

 

QUE DEUS ABENÇOE A EXPOZEBU 2011.

 

 

OBRIGADO A TODOS PELA ATENÇÃO E A PRESENÇA.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar