Português
30 DE ABRIL DE 2011. POR LARISSA VIEIRA

Secretário de Agricultura de MG participa da abertura da Expozebu

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, vai participar no dia 3 de maio, terça-feira, da abertura da 77ª Expozebu (Exposição Internacional de Gado Zebu) em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O evento, realizado anualmente no Parque de Exposição Fernando Costa, seguirá até o dia 10, com a presença de representantes do agronegócio brasileiro. Segundo o secretário, "a exposição é principalmente uma referência em negócios, além de palco de articulação e reflexão científica e política para as decisões que interessam a diversos setores da cadeia produtiva."
A importância da criação de meios para facilitar o acesso às novas tecnologias, principalmente para a melhoria da genética dos rebanhos nas pequenas fazendas, está na pauta da feira. No dia 4 será realizada uma reunião de avaliação dos resultados do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais), criado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ). Participarão, além do secretário da Agricultura, diversos parceiros do programa.
Para Nascimento, "o Pró-Genética, com suas feiras, está correspondendo à proposta de agregar valor ao rebanho comercial de Minas Gerais por meio da introdução de touros de alta genética nas propriedades de agricultura familiar". Os produtores podem adquirir os tourinhos selecionados nas feiras do programa, coordenadas pela Emater-MG, vinculada à Secretaria. "Esta é uma alternativa segura para a aquisição de animais puros de Origem (PO) em sua maioria das raças Gir, Nelore e Guzerá garantidos pela ABCZ, que vão beneficiar principalmente as propriedades com rebanhos de até 160 cabeças, caracterizadas como de agricultura familiar", ele diz. 
 
A experiência acumulada nos cinco anos de desenvolvimento do Pró-Genética, ainda de acordo com Nascimento, mostra que a participação dos animais melhoradores sempre dá resultados positivos, gerando gado de boa qualidade para a produção de leite e de carne. "Além disso, os bezerros resultantes desses cruzamentos também são mais valorizados no mercado de recria e engorda", enfatiza o secretário.        
 
Para os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e interessados em participar da feira do Pró-Genética existe uma linha de crédito com prazo de dez anos, sendo três de carência, e juros de 2% ao ano. Eles podem contar com o acompanhamento dos extensionistas da Emater desde a fase de conferência do cadastro bancário, quando também são informados sobre seu limite de crédito para a aquisição dos tourinhos. Os extensionistas também ajudam os produtores não reconhecidos como agricultores familiares a buscar recursos em outras linhas de financiamento. Já no recinto da feira, os técnicos da Emater orientam os pecuaristas na escolha dos reprodutores adequados a seus rebanhos.
 
Modelo mineiro
 
O Pró-Genética se expandiu para o Brasil em 2007, por meio de uma parceria entre o Governo Federal, ABCZ e instituições dos produtores que participam do programa. Os Estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe estão desenvolvendo o programa com base no modelo mineiro. De acordo com o gerente da Regional da Emater em Uberaba, Gustavo Laterza de Deus, foram realizadas 50 feiras de tourinhos em Minas nos quatro anos do Pró-Genética, totalizando uma oferta de 2.920 animais que beneficiaram cerca de 1.100 produtores rurais.
 
Na área atendida pela Regional de Uberaba, foram realizadas doze feiras no período, ressalta o gerente. Ele ainda explica que, em 2010, houve eventos nos municípios de Itapagipe e Carneirinho, com a comercialização de 83% dos animais. Ele enfatiza que esses dados se referem à aquisição dos reprodutores no dia de realização das feiras.       
 
De acordo com a agenda do Pró-Genética, serão realizadas neste ano, em Minas, cerca de 30 feiras, sendo nove nos municípios atendidos pela Emater de Uberaba, informa o gerente. Para os dias 29 e 30 estão previstos eventos no município de Carneirinho. Em 16 de junho haverá feira em São Francisco de Sales, com cerca de 30 animais, segundo estimativa do coordenador da Emater na região, Wilson Marajó.
 
Além da Secretaria de Agricultura, Emater-MG e ABCZ, o programa conta também com o apoio de crédito do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), mais o suporte do IMA e Epamig, associações de produtores e outras entidades. 

Fonte: Secretaria de Agricultura de Minas Gerais

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar