Português
28 DE ABRIL DE 2011. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

Fonesa: Área livre de aftosa com vacinação deve ser ampliada este ano

A reunião do Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), realizada hoje (28/04), abriu a temporada de debates da 77º ExpoZebu, maior feira pecuária de zebuínos do mundo, em Uberaba (MG).

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Eduardo Biagi, ressaltou a importância da defesa sanitária para a pecuária. "O trabalho realizado pelos órgãos executores da defesa sanitária é essencial para o contínuo crescimento da pecuária brasileira. Por isso, nos sentimos gratificados em receber, pela quarta vez, uma reunião do Fonesa".

A atual situação do Programa Nacional de Erradicação Febre Aftosa (PNEFA), em especial nas regiões Norte e Nordeste, foi abordada pelo coordenador-geral de Combate às Doenças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Orasil Romeu Bandini. De acordo com ele, ampliar a zona livre de aftosa com vacinação no nordeste e norte é um dos objetivos do MAPA em 2011. "Tudo depende do trabalho realizado por esses estados. Se tudo correr bem, ainda este ano, o nordeste e parte do Pará serão reconhecidos como área livre da doença com vacinação", explica o coordenador, descartando a possibilidade de que um estado da região conquiste o reconhecimento sozinho.

Ainda segundo Bandini, manter a condição sanitária conquistada no país, ampliar a zona livre de aftosa com e sem vacinação, fortalecer o sistema de vigilância sanitária, da vigilância da fronteira e a parceria com o setor privado são algumas das estratégias do PNEFA.

Ao final da reunião, os participantes elaboraram documento, no qual solicitam o apoio da ABCZ na reivindicação junto ao governo federal para que o procedimento adotado em 2011 - de não contingenciamento dos recursos financeiros para a defesa sanitária brasileira - perdure pelos próximos anos.

Participaram do encontro os representantes das entidades de defesa agropecuária de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar