Português
27 DE ABRIL DE 2011. POR MÁRCIA BENEVENUTO

ExpoGenética em foco para grupo organizador

Ainda com o bater de pregos e martelos nos estandes da ExpoZebu, organizadores e expositores da ExpoGenética afinam decisões para a programação do evento.

A mostra vai movimentar a estrutura do Parque Fernando Costa durante o período de 14 a 21 de agosto e nesta edição vão ser realizados simultaneamente o 8º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas e o Simpósio "Pecuária Tropical Sustentável: Inovação, Avanços Técnico-Científicos e Desafios".

Uma série de palestras que enfocam temas como: manejo pecuário sustentável, biotecnologias reprodutivas e reprodução animal, necessidade de adequação da pecuária sustentável ao mercado e melhoramento genético está incluída na programação.

Mini-cursos sobre integração pecuária, lavoura e floresta nos trópicos; bem-estar animal e pecuária sustentável; avanços tecnológicos dos programas de sincronização de estro e ovulação: impactos no intervalo de partos e na sustentabilidade do sistema de produção; resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal; estratégias transgênicas e não-transgênicas para a expressão de proteínas na glândula mamária.

Outro evento que integra a programação do Simpósio é o "Encontro de Inovação". Ele ocorrerá nos moldes de uma vitrine tecnológica, onde os empresários e investidores do setor pecuário mostrarão as tecnologias de ponta das instituições de ciência e tecnologia voltadas para a sustentabilidade na pecuária.  O evento será realizado pela ABCZ em parceria com o Polo de Excelência em Genética Bovina, Sistema Mineiro de Inovação e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, EPAMIG/URETP, Embrapa Gado de Leite, FAZU e SEBRAE/MG.

As palestras programadas para acontecer durante a ExpoGenética serão realizadas na pista do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Assim como nas edições anteriores da ExpoGenética, o formato de palestras e dinâmicas na pista de julgamento será mantido, dado o seu caráter inovador que vem agradando ao público. A programação completa do evento será divulgada nos próximos meses no site da ABCZ (www.abcz.org.br). Os eventos técnicos, como as palestras e dinâmicas, serão realizados na parte da manhã. Já o período da tarde ficará reservado às atividades dos programas de melhoramento e empresas participantes da feira.

 

Vitrine do melhoramento genético

Quem visitar a ExpoGenética poderá ver de perto a qualidade genética dos animais de diversos criatórios brasileiros e também as novidades na área de genoma bovino. No espaço "Tecnologias do DNA", que será montado no pavilhão multiuso do Parque Fernando Costa, as empresas da área de genética apresentarão os avanços do setor.

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) terá um espaço onde técnicos da ABCZ mostrarão aos visitantes da ExpoGenética as ferramentas que compõem o PMGZ. O local definido é o quiosque localizado em frente ao Salão Internacional da ABCZ, onde será realizada, na noite de 18 de agosto, a solenidade de premiação dos técnicos com melhor desempenho no PMGZ no ano de 2010.  

Outros programas de melhoramento também estarão representados no evento com novidades e a reconhecida qualidade dos animais. São eles: Conexão Delta G, Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro, Geneplus, Altaplus, ANCP, Paint (CRV Lagoa) e Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite.

 

Os criadores interessados em expor animais durante a feira devem fazer inscrição junto ao programa que utiliza. No caso do PMGZ, as inscrições podem ser feitas na ABCZ através do e-mail pmgz@abcz.org.br ou pelo telefone (34) 3319-3932. Em 2010, quase 800 animais foram expostos.

A ExpoGenética ainda terá leilões, que estão sendo definidos pelos organizadores. No ano passado, os dez pregões realizados tiveram faturamento de R$10.129.041,00.

 

 

Touros jovens

 

Pelo segundo ano consecutivo, a ExpoGenética terá  a seleção de animais para o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNATJ). Poderão participar os criatórios com reprodutores pré-selecionados com base no IQG (Índice de Qualificação Genética), cuja lista está disponível no site do PMGZ (www.pmgz.org.br). É preciso entrar em contato com um técnico da ABCZ para solicitar a inspeção dos touros. Caso os animais sejam aprovados, o criador poderá fazer a inscrição no PNATJ. Durante a ExpoGenética, os touros inscritos serão avaliados por comissões de criadores, de técnicos e de centrais de inseminação no dia 16 de agosto.

No ano passado, o PNATJ selecionou reprodutores das raças nelore e tabapuã para integrarem o primeiro grupo do teste de progênie do PMGZ. De cada touro participante, foram coletadas 600 doses.  As doses de sêmen coletadas dos animais nelore já foram distribuídas gratuitamente para os rebanhos colaboradores do PMGZ. Já a distribuição do material genético da raça tabapuã será concluída em abril.

As propriedades interessadas em participar como rebanho colaborador podem fazer inscrição na ABCZ. "O programa permite a participação de touros criados a campo e também daqueles selecionados para pista, além de progênies. A expectativa é de que tenhamos a participação de criadores de vários estados brasileiros, já que o PMGZ é utilizado em todo o país", diz o gerente do PMGZ Corte, Lauro Fraga. Segundo ele, a ExpoGenética é uma oportunidade para os pecuaristas trocarem informações sobre a seleção de zebu. Os primeiros resultados dos zebuínos avaliados serão publicados em 2013, no Sumário de Touros da ABCZ.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar