Português
14 DE ABRIL DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Semana do Produtor Rural movimenta campus da FAZU

Produtores rurais, profissionais de Ciências Agrárias e estudantes estão entre os participantes da II Semana do Produtor Rural, promovida até o próximo sábado no campus da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), em Uberaba/MG.
O evento, que oferece gratuitamente palestras e mini-cursos com renomados profissionais nas áreas de pecuária de corte e leite, suinocultura, milho, soja e cana-de-açúcar, tem o objetivo de difundir informação técnica de qualidade de forma a aprimorar a produção e a gestão das propriedades rurais.
A EMATER-MG e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba foram os responsáveis por convidar e mobilizar os produtores rurais da região de Uberaba para participar do evento, que teve início na última segunda-feira (11/04). "A participação de produtores rurais das cidades de Campo florido, Delta, Conceição das Alagoas, Veríssimo e Água Comprida no evento durante todo o dia de ontem foi expressiva devido ao enfoque em pecuária leiteira, uma vez que a região tem tradição nesta atividade", salientou o gerente da EMATER em Uberaba, Gustavo Laterza de Deus, formado pela FAZU em Agronomia, no ano de 1996.
Nesta quarta-feira (13/04), os participantes assistiram palestras sobre "Conforto térmico para gado de leite", ministrada pelo zootecnista e professor do curso de Zootecnia da FAZU, Alexandre Bizinoto; "Práticas de gestão de pessoas na pecuária leiteira", como o engenheiro agrônomo e produtor rural, Jonadan Ma; "Reprodução de gado de leite", com a médica veterinária e gerente do Pólo de Excelência em Genética Bovina, Dra. Beatriz Cordenonsi Lopes e ainda "Suplementação na época da seca para gado de leite", ministrada pelo zootecnista, professor da FAZU e pesquisador da EPAMIG, Dr. Leonardo de Oliveira Fernandes.
Nesta quinta-feira (14/04), o tema central do evento será Suinocultura e Tecnologias aplicadas ao setor sucroalcooleiro. Dentre os assuntos abordados estão "Reprodução de matrizes suínas", "Tratamento e uso de resíduos sólidos da suinocultura", "Máquinas para colheita mecanizada da Cana-de-Açúcar" e "Plantio Mecanizado da Cana-de-Açúcar".
No sábado (16/04) acontece um dia de campo sobre Suinocultura, promovido em conjunto entre os cursos de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da FAZU. O dia de campo irá mostrar as diversas etapas da cadeia produtiva da carne suína, desde a produção dos leitões através do SISCAL (Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre), a fase pré e pós-abate e a produção dos cortes cárneos oferecidos ao consumidor brasileiro. "Iremos apresentar os tipos de cortes, conforme o padrão brasileiro de tipificação e, em um segundo momento, vamos mostrar como é feita a preparação de alguns destes cortes, como defumados (costela), embutidos (linguiça), hambúrgueres, etc. Posteriormente haverá degustação de alguns produtos", conta o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da faculdade, professor Weskley Cotrim.
Além de demonstrar todas as fases da cadeia produtiva da carne suína, o projeto coordenado pelo professor Evandro Rigo, especialista em Suinocultura, tem o objetivo de fomentar o uso do SISCAL, sistema que preconiza a criação de suínos em ambientes abertos, em piquetes de forrageiras formadas ou em áreas arborizadas, em cabanas ou abrigos, nas fases de reprodução, gestação, lactação e recria. Criados soltos, os leitões são, depois, vendidos para que sejam terminados em confinamento. Os animais criados em sistema ao ar livre recebem manejo produtivo, reprodutivo e alimentar semelhantes aos dos animais criados em sistema tradicional confinado. Este sistema devolve ao animal as condições ambientais mais próprias de seu habitat, que refletem positivamente na produtividade. "Apesar dos benefícios, estima-se que apenas 5% da produção de suínos no Brasil utilize esse sistema. Existe grande desconhecimento por parte do produtor rural", afirma Rigo.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar