Português
12 DE ABRIL DE 2011. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

ExpoZebu debate tecnologia e qualidade do setor

A 77ª edição da maior feira de pecuária zebuína do mundo, que será realizada de 28 de abril a 10 de maio, trará para o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), importantes debates sobre pecuária, além do melhor da genética zebuína nacional. A abertura oficial da mostra, que tem como tema "Zebu: Tecnologia e Qualidade" será às 10h do dia 3 de maio e contará com a presença de lideranças políticas e do agronegócio, criadores, visitantes internacionais, estudantes e a população em geral. No ano passado, a feira recebeu mais de 333 mil visitantes, entre eles quase 500 estrangeiros de 28 países. A expectativa dos organizadores é receber público semelhante.

Pela quinta vez consecutiva, a mostra sedia o Encontro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, às 10h do dia 2 de maio, no Salão Nobre da ABCZ. Durante o evento, que é aberto ao público, os produtores rurais poderão apresentar suas reivindicações e participar de debates sobre os temas que mais preocupam o setor.

Julgamentos

Mais de 3.000 exemplares das raças zebuínas brahman, gir, gir leiteiro, guzerá, indubrasil, nelore, sindi e tabapuã serão apreciados pelos visitantes da 77º ExpoZebu na pista de julgamento do Parque Fernando Costa. O julgamento dos animais tem início na tarde do dia 03 de maio, com a pré-classificação da raça nelore, e será finalizado no dia 10.

Em 2011, os jurados responsáveis por eleger os grandes campeões da feira foram escolhidos exclusivamente pela ABCZ. Entretanto, as Associações Promocionais das raças puderam colaborar com a sugestão de nomes de sete jurados em ordem de preferência. Assim como em anos anteriores, o julgamento será feito por jurado único para raças com até 300 animais e por Comissão Tríplice para raças com mais de 300 animais inscritos. Entretanto, no caso de Comissão Tríplice, continua valendo a regra da incomunicabilidade entre os jurados, ou seja, não existe consenso e cada jurado define o melhor animal conforme sua decisão pessoal.

Dessa forma, os jurados da raça brahman serão: Ireno Cassemiro da Costa, Russél Rocha Paiva e William Koury Filho; da raça gir leiteiro: Rubenildo Claudio B. Rodrigues, Tatiane Almeida Drummond Tetzner e Thinouco Francisco Sobrinho; da raça gir: Antonio Louza do Nascimento; da raça guzerá: Célio Arantes Heim,  João Eudes Lafetá Queiroz e Roberto Vilhena Vieira; da raça indubrasil: Clarindo Irineu de Miranda; da raça nelore: José Ferreira Pankowski, José Augusto da Silva Barros e Walter Domingues da Silva Júnior; da raça sindi: Lilian Mara Borges Jacinto e da raça tabapuã: Guilherme Queiroz Fabri.

Para observar e zelar pelo bom andamento dos julgamentos, três jurados observadores, escolhidos pela ABCZ, acompanharão todo o processo.

Matriz Modelo

O julgamento do concurso Matriz Modelo será realizado a partir das 10h, no dia 06 de maio. Os matrizes da raça brahman serão julgadas pelos criadores Angelo Mário Prata Tibery e José Rubens de Carvalho e pelo coordenador do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas Mário Marcio Sousa da Costa Moura. Já os animais da raça gir leiteiro serão julgados pelos criadores Paulo Ferola da Silva e Orestes Prata Tibery Júnior e pelo superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado. As matrizes destaque da raça guzerá serão escolhidas por Antonio Pitangui de Salvo, Adir do Carmo Leonel e David de Castro Borges, enquanto para a raça indubrasil os jurados serão Clarindo Irineu de Miranda, Renato Caetano Borges e Paulo Sérgio de Ávila Lemos. Para a raça nelore, os jurados serão Francisco José de Carvalho, Celso Barros Correa Filho e Arlindo Messias da Silva. Os jurados da raça sindi serão Ivo Ferreira Leite, Enilice Cristina Cadetti Garbellini e Paulo Roberto Miranda Leite. Já Nilo Muller Sampaio, Renato Garcia Fernandes e Fernando José Garcia de Carvalho elegerão as matrizes da raça tabapuã.


Concurso Leiteiro

O 33º Concurso Leiteiro das Raças Zebuínas contará com a participação das raças gir leiteiro, guzerá e sindi. A ordenha de esgota acontece no dia 3 de maio, a partir das 14, no pavilhão leiteiro do Parque Fernando Costa. Participam animais das raças gir leiteiro, guzerá, sindi e indubrasil.

Assim como em anos anteriores, a Superintendência de Melhoramento Genético prepara para a logo após o encerramento do Concurso Leiteiro, o lançamento do Sumário de Gado de Leite, com informações genéticas sobre touros das raças gir e gir mocha, no dia 06 de maio. Durante a feira também serão disponibilizadas as avaliações genéticas de 2011 do Sumário de Gado de Corte do PMGZ, que contempla informações atualizadas sobre os touros avaliadas das raças nelore, brahman, gir, guzerá, tabapuã e indubrasil.

 

Educação
A feira terá também vasta programação educativa, cultural e recreativa. Palestras sobre o emprego de tecnologia na pecuária e qualidade nas raças zebuínas estão programadas e serão abertas ao público. A programação completa será disponibilizada no site www.expozebu.com.br. Já a tradicional Reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade - FONESA - acontece no dia 28 de abril, às 8h. No estande do Polo de Excelência em Genética Bovina, dia 4, às 14h, será realizado o Fórum "Pecuarista: a seleção genômica é para você?". O Encontro de Negócios da Genética Bovina (Sebrae/MG e Pólo de Excelência em Genética Bovina) será no dia 5, às 10h; e no dia 9, às 14h, será apresentado o Programa de Extensão Rural da Emater: Minas Leite.

Ainda durante a feira, universitários dos cursos de Agronomia e Zootecnia da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) vivenciarão na prática diversas opções de acesso a informação e tecnologia de última geração em relação à zebuinocultura. Pela primeira vez em mais de três décadas de ensino voltado às Ciências Agrárias, todas as aulas do curso de Zootecnia serão realizadas no Parque Fernando Costa. Já os alunos do curso de Agronomia terão dois dias dedicados à participação no projeto de sustentabilidade da feira. Os universitários terão ainda a oportunidade de acompanhar comitivas internacionais, atuar como monitores e estagiários em empresas de destaque e renome nacional, participar de programas e torneios de mensuração de animais, controle leiteiro e julgamentos, além da participação direta no Projeto Zebu na Escola, realizado pelo Museu do Zebu.

A sustentabilidade, tema das três últimas edições da feira, também fará parte da 77ª ExpoZebu. Durante o evento, serão realizadas demonstrações de tecnologias sustentáveis que podem ser aplicadas no campo - como a utilização de placas de energia solar com o objetivo de gerar energia para o bombeamento de água -, de tecnologia de biodigestores e da produção de materiais ecológicos para construções rurais sustentáveis.

Como na edição anterior, medidas mitigatórias de impactos ambientais serão implementadas durante a mostra. O objetivo dos organizadores da ExpoZebu é diminuir ao máximo o impacto ambiental causado pela feira. Todo o lixo reciclável produzido será coletado por cooperativas de catadores. A meta dos organizadores é reciclar 100% desses resíduos, como aconteceu em 2010. O óleo de fritura usado pelo setor de alimentação instalado no Parque será utilizado como matéria-prima de biodiesel. Na edição passada, foram processados cerca de 720 litros.

Universitários de quatro faculdades de Uberaba - Facthus, Universidade de Uberaba, Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro e Fazu - farão o monitoramento do consumo da água usada na lavagem dos animais e da coleta do esterco bovino. Tratadores receberão informações sobre o uso racional da água para esse procedimento. Já a palha de arroz usada nos pavilhões e o esterco coletado serão encaminhados para compostagem.

Estância Zebu
Pelo segundo ano, será montada na Estância Zebu, localizada na MG-427, uma unidade demonstrativa de espécies forrageiras. Organizado pela ABCZ juntamente com quatro grandes empresas do ramo de sementes de pastagem - Ourofino, Germipasto, Wolf Seeds e Matsuda -, o Campo Agrostológico tem a finalidade de divulgar e apresentar as principais espécies de plantas forrageiras utilizadas e comercializadas no mercado interno e externo.

Na Estância, os visitantes terão a oportunidade de observar as características morfológicas das diversas partes das plantas, porte, tipo de floração, frutificação, tipo de sementes e outros aspectos que permitem identificar as diversas espécies a campo, bem como as características fenotípicas das espécies no campo e adquirir informações técnicas sobre qualidade de sementes, adaptação das espécies, formação de pastagem, manejo de pastagem e, principalmente, indicação das espécies mais adaptadas para determinada situação.

Estudantes de Zootecnia e Agronomia da FAZU serão os responsáveis pela recepção e orientação aos visitantes, e também pela manutenção do campo. A unidade de demonstração estará aberta para visitação durante toda a feira e fará parte dos roteiros dos farm tours, visitas destinadas ao público estrangeiro guiadas por intérpretes.

Bons negócios
Nos 13 dias de feira, quem visitar o Parque Fernando Costa terá a oportunidade de conhecer as novidades de diversos setores ligados à pecuária. Estandes de centrais genéticas, ração e nutrição animal, associações de raça, órgãos governamentais, concessionárias, entre outros, estarão presentes à mostra.

As novidades desta edição ficam por conta do estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da inauguração dos estandes fixos da Guabi (rações), Marcolab (equipamentos para laboratórios) e Matsuda (sementes e nutrição animal). Toyota, Volkswagen e Ford são algumas das concessionárias que já estão confirmadas.

A presença da Nestlé como patrocinadora oficial da ExpoZebu 2011, junto ao Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, é outra novidade desta edição, que conta com o apoio do MAPA, ApexBrasil, Governo de Minas, Cemig, Senar, Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e Polo de Excelência em Genética Bovina.

Cultura e lazer
No dia 3, às 10h, a Associação das Comitivas de Uberaba e Região (ACUR) homenageia a feira, com uma cavalgada pelas ruas da cidade e pelo interior do Parque. Shows com artistas regionais prometem animar a noite dos visitantes, que também poderão desfrutar de variado cardápio oferecido pelos diversos bares, restaurantes, barraquinhas de bebidas, pastelarias e lanchonetes. A programação de shows será divulgada no site da ExpoZebu (www.expozebu.com.br).

Para as crianças, além das tradicionais barraquinhas de guloseimas, uma vasta área foi reservada para montagem do parque de diversões, que, assim como em 2010, contará com brinquedos novos e modernos.

Expectativas de bons negócios
A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, considerada a maior praça de leilões do Brasil, se prepara para a temporada de arremates da 77ª ExpoZebu. A estimativa da organização do evento é de boas médias e grande liquidez nos 46 leilões e sete shoppings. Na edição passada, a movimentação financeira dos arremates ficou em R$69.802.480,00, com a comercialização de 1.441 animais em 1.353 lotes, média de R$48.440,00 por cabeça e R$51.591,00 por lote.

O calendário de pregões será aberto no primeiro dia de feira (28/04), com o leilão Beneficente Vencer Multi Raças (HHA), às 13h, no Tatersal ABCZ. O Jóias da Raça (nelore) fecha a temporada, dia 09, às 13h, na Fazenda Trindade. A programação completa está nas páginas seguintes.

Shoppings
O calendário de shoppings da maior feira pecuária zebuína do mundo será aberto dia 1º de maio, com três eventos: Shoppings Agropecuária Diamantino, Fazenda Santanna e Guzerá. Nos cinco eventos programados, realizados em propriedades próximas ao Parque Fernando Costa, os criadores terão a oportunidade de comprar zebuínos de genética superior das raças nelore, gir, guzerá, sindi e brahman, além de cavalos quarto de milha. Confira a programação:
 
Shopping Agropecuária Diamantino (nelore)
Local: Fazenda Estância Buriti II (BR 050 - Km 128 - sentido Uberaba/Uberlândia)
Período: 1º a 10 de maio
Horário: das 8h às 18h
 
4º Shopping Zebu Leiteiro UNIUBE e Convidados (gir, guzerá e sindi)
Local: Fazenda Escola Alexandre Barbosa (BR 050, Km 145 - a 26 Km de Uberaba sentido Uberlândia)
Período: 03 a 10 de maio
Horário: das 9h às 17h
 
Shopping Fazenda Santanna (brahman)
Local: Fazenda Santanna / Estande do Parque Fernando Costa
Período: 1º a 10 de maio
Horário: 9h às 18h
 
Shopping Guzerá
Local: Leilopec
Período: 1º a 10 de maio      
Horário: 10h às 20h
 
2º Shopping de Cavalos da Raça Quarto de Milha, Paint Horse
Local: Haras Costa Ferreira
Período: 04 a 08 de maio
Horário: 18h às 23h

MilkCenter
Local: BR 262, Km 828 (sentido Campo Florido) Fazenda Sagrado Coração
Período: 1º a 10 de maio
Horário: 9h às 18h

Shopping Show Rima 2011 (nelore)
Local: hotel fazenda são Francisco
Período: 1º a 10 de maio
Horário: 8h às 20h

Associações divulgam novidades das raças
Durante a ExpoZebu 2011, oito associações promocionais estarão presentes e têm programação especial para os 13 dias de feira. Os criadores da raça brahman poderão inscrever seus touros na segunda bateria do PROBRAHMAN (Programa Nacional de Avaliação de Desempenho de Touros da Raça Brahman), o primeiro teste de progênie da raça brahman no mundo. Também está prevista a realização de uma assembleia geral, no dia 05 de maio, quando os associados tomarão conhecimento da prestação de contas do ano de 2010 e dos resultados do XV Congresso Mundial. No ano em que a raça brahman completa 17 anos de seleção no Brasil, os reprodutores e matrizes escolhidos como referência para a raça receberão, durante a feira, o diploma de reprodutores e matrizes vitalícios dos anos de 2009 e 2010. Em 2011, a ACBB (Associação Brasileira dos Criadores de Brahman do Brasil) dará continuidade ao projeto Brahman Sustentável, que tem por objetivo orientar os pecuaristas sobre a necessidade de boas práticas pecuárias na propriedade rural.

O lançamento do livro "Sindi, o gado vermelho para os trópicos", dia 6, às 20h, no Museu do Zebu, é o destaque da programação da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi nesta edição da ExpoZebu. Durante a feira, será realizada ainda a 8ª Exposição Nacional da Raça Sindi. É a primeira vez que a mostra da raça acontece na região Sudeste do país.

A Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil divulga a raça no estande da entidade e realiza, no dia 5, às 15h, assembleia geral para prestação de contas do ano de 2010.

A Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro realiza, dia 6, às 9h, no Salão Nobre da ABCZ, assembleia para prestação de contas da entidade e apresentação dos projetos desenvolvidos pela ABCGIL. No dia 7, às 9h, no Salão Nobre da ABCZ, a entidade divulga os resultados do 19º Grupo de Touros do Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA e os resultados da 2ª Prova de Pré-Seleção de Touros para o Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA.

As associações dos criadores de nelore, indubrasil, tabapuã e gir divulgarão as novidades de cada raça nos estandes de cada entidade.

ABCZ inova com Museu Virtual
O centenário da primeira exposição oficial de gado zebu realizada em Uberaba é o tema da mostra do Museu do Zebu na 77ª edição da ExpoZebu. A história da exposição de 1911 será contada através de fotografias da época, catálogos, notícias divulgadas nos jornais Lavoura e Comércio e Gazeta do Triângulo.

Será lançada também a Sala Virtual da Galeria dos Campeões "Mário de Almeida Franco", um site que reunirá informações e fotos de todas as exposições oficiais realizadas em Uberaba. Em um primeiro momento, o projeto trará fotos e informações completas sobre todas as 76 edições da ExpoZebu.

Será a primeira Sala dentro do Museu Virtual da ABCZ. A iniciativa representa uma das bandeiras da entidade - a de valorizar a história. Pela internet, de qualquer lugar do mundo, os internautas poderão navegar, entre textos e fotos, pelos 77 anos da ExpoZebu.

Os visitantes da Sala Virtual encontrarão desde detalhes das visitas dos presidentes da República até curiosidades que marcaram as edições da maior feira de zebuínos do mundo. Pelos textos, também será possível acompanhar a evolução das feiras e descobrir que algumas tradições, como as comercializações milionárias, vêm desde as primeiras Exposições. Em 1937, por exemplo, o jornal "Gazeta de Uberaba" destacou, entre as negociações feitas durante a 3ª Exposição, a venda de um bezerro de sete meses de idade por 35:000$000. Guiomar Rodrigues da Cunha comprou o zebuíno de Antônio Carlos da Silva, da cidade de Veríssimo. E, segundo o impresso, dias após, Vicente Rodrigues da Cunha ofereceu 40:000$000 pelo promissor zebuíno. Pela história, é reforçada também a força política da ABCZ, que sempre atraiu autoridades nacionais e internacionais para Uberaba.

Com layout moderno e de fácil navegação,  e com fotografias e informações, frutos de pesquisa em centenas de documentos, como jornais e revistas oficiais da entidade, a Sala Virtual vai se tornar uma importante ferramenta de pesquisa para estudantes e interessados na história.

A intenção da ABCZ é que a página seja aprimorada com a participação de criadores, que poderão enviar para o e-mail salavirtual@abcz.org.br materiais e relatos sobre as "ExpoZebus", contribuindo assim para a preservação da história.

Zebu na Escola
Durante a ExpoZebu 2011, o museu promoverá ainda, entre os dias 1º e 10 de maio, o 10ª edição do Zebu na Escola. O projeto, direcionado aos estudantes da educação infantil, dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior e integrantes de unidades da terceira idade, leva aos participantes informações sobre como a pecuária brasileira é desenvolvida, as peculiaridades de cada raça zebuína e como são produzidos o leite e a carne. Com isso, a ABCZ espera conscientizar a população em geral sobre a importância da pecuária para o desenvolvimento do país.

As inscrições para participar do projeto já estão abertas e podem ser feitas no site da ExpoZebu (http://www.expozebu.com.br/), para os alunos dos ensinos médio, técnico e superior; já para a educação infantil e ensino fundamental I e II, as inscrições podem ser realizadas no Museu do Zebu, pelos telefones (34) 3336-5214 ou 3319-3879, das 13h30 às 17h30.

O Zebu na Escola é um projeto desenvolvido pela Fundação Museu do Zebu "Edilson Lamartine Mendes", ABCZ, Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Universidade de Uberaba (Uniube) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Salão Internacional
O público estrangeiro que visitar o Parque Fernando Costa durante a ExpoZebu 2011 encontrará no Salão Internacional o ambiente perfeito para a realização de negócios, com uma grande estrutura de atendimento e muita informação sobre as tecnologias e novidades da cadeia produtiva da pecuária brasileira. Os visitantes contarão com o apoio de 20 intérpretes de inglês, espanhol e francês, organização de park tour - visitas guiadas pelo Parque Fernando Costa - e farm tour - visitas a fazendas da região e empresas do setor. A novidade dos farm tours deste ano será a inclusão de uma visita à Estância Zebu, onde haverá uma área demonstrativa de tecnologias pecuárias desenvolvidas por empresas brasileiras.

O Departamento de Relações Internacionais da ABCZ, através do projeto Brazilian Cattle, investirá em estrutura tecnológica e interativa para receber os visitantes estrangeiros que participarem da feira. A primeira modificação será nas inscrições dos participantes de outros países, que pela primeira vez serão realizadas de forma online, pelo site www.braziliancattle.com.br.

O Salão Internacional também contará com televisões com sistema Touch, com a finalidade de integrar o visitante às raças zebuínas, bem como aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas que compõem o projeto, realizado em parceria com a APEX-Brasil.

Em 2010, a maior feira de pecuária zebuína do mundo recebeu 461 visitantes de 28 países da América Latina, África, Europa e América do Norte.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar