Português
22 DE MARÇO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

FAPEMIG libera recursos para criação de Banco de DNA das raças zebuínas

Banco de DNA será criado pela FAZU e parceiros em Uberaba
 
Divulgada na última quinta-feira (17/03), no Diário Oficial de Minas Gerais, a descentralização dos recursos financeiros para a execução do projeto de criação do Banco de DNA das Raças Zebuínas, que havia sido aprovado no segundo semestre de 2010 pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
A Fundação repassará um total de R$ 307.599,00 para a criação do banco, que será criado pela FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba). O projeto será coordenado pela SECTES/MG (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), por intermédio do Polo de Excelência em Genética Bovina e será executado em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
Inédito no Brasil, o banco terá capacidade para coletar e armazenar o material genético de 250 mil animais registrados pela ABCZ, incluindo todas as raças zebuínas. O trabalho também visa, posteriormente, identificar o DNA das raças zebuínas para permitir o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para conhecer melhor a genética de cada raça.
Para Sarita Bonagurio Gallo, coordenadora do curso de Zootecnia da FAZU e coordenadora do projeto, essa iniciativa abre portas para novas parcerias e novos projetos, inclusive, de desenvolvimento de novos produtos que podem vir a ser patenteados.
Já a gerente do Polo de Genética, Beatriz Cordenonsi, explica que a armazenagem do material genético destes animais representa um resgate da história genética do zebu e destaca que este banco poderá ser utilizado como reserva de variabilidade genética em caso de perda de rebanhos causada por fatores como doenças que exijam sacrifício de populações (Doença da Vaca Louca, Febre Aftosa, entre outras), desastres ambientais, etc. "A criação deste banco também é importante como fonte de informações para pesquisa mundial sobre o genoma zebuíno", conclui Beatriz.

Fonte: Centro de Inteligência em Genética Bovina

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar