Português
18 DE MARÇO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

PMGZ homologa primeiros leilões de zebuínos com aptidão leiteira

Os primeiros leilões de zebuínos com aptidão leiteira homologados pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) acontecem no interior da Bahia no final do mês de março e início do mês de abril.

O primeiro deles é o 2º leilão virtual Flor de Lótus que ofertará fêmeas, embriões e bezerras gir leiteiro, no dia 30 de março, às 21h, durante a ExpoConquista, em Vitória da Conquista/BA. O remate, transmitido pelo Canal Terra Viva, será promovido pela Fazenda Santa Helena (Jaymilton Gusmão), Fazenda Cinelândia (Lutz Viana Rodrigues), Fazenda Belo Horizonte (José Geraldo Vaz de Almeida e filhos) e outros convidados especiais.

Na sequência, será promovido o 4º leilão "A Conquista do Gir", no dia 1º de abril, no Tatersal da ExpoConquista, a partir das 20h. Serão ofertados fêmeas e machos gir leiteiro dos criatórios de Jaymilton Gusmão e Lutz Viana Rodrigues. "Participamos do PMGZ desde quando ele foi criado e acreditamos na sua importância como fonte de dados e informações genéticas sobre os animais. A homologação do leilão pelo PMGZ e a ABCZ gera mais credibilidade, além de agregar valor", afirma Maria Franco, uma das convidadas que participam dos leilões.

Os dois leilões contarão com a participação e comentários do técnico da ABCZ, Marcelo Miranda, que compõe a equipe do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Salvador/BA.

Ao ser homologado pelo PMGZ, o leilão oferta obrigatoriamente apenas animais que participam do programa. Dessa forma os compradores do leilão têm a garantia de que todos os animais comercializados são provados. Além de terem a certeza de estar adquirindo animais testados, que irão contribuir com o melhoramento genético do rebanho, outro grande diferencial dos leilões homologados pelo PMGZ é que os técnicos da ABCZ estão autorizados a fazer comentários sobre os animais comercializados.
Para solicitar a homologação de um leilão, o criador deve obrigatoriamente ter seu rebanho participando do PMGZ. Em seguida, deve procurar o órgão executor da ABCZ no estado ou a gerência do PMGZ. Para irem a leilão, todos os animais têm que ter participado do PMGZ e ser classificado como elite ou superior em suas provas zootécnicas ou ter IQG positivo. Os animais devem ter Registro Genealógico de Nascimento ou Registro Definitivo.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar