Português
17 DE MARÇO DE 2011. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Zebu na Escola 2011, um mergulho na história e na cultura da pecuária brasileira

 

O Zebu na Escola é promoção de Fundação Museu do Zebu "Edílson Lamartine Mendes", Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Universidade  de Uberaba (UNIUBE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFET).

O evento, que este ano completa uma década, já recebeu um público que supera a marca de 100 mil pessoas. Entre os visitantes: estudantes do ensino fundamental e médio, escolas técnicas, integrantes de entidades sociais, como o UAI (Unidade de Atenção ao Idoso) de inclusão da melhor idade, além de universitários e graduandos vindos de diversos municípios das regiões Sudeste, Centro-oeste e Sul.

Coordenadores de ensino de escolas e fundações têm no projeto uma das melhores oportunidades de aprender mais sobre a história econômica e cultural do agronegócio brasileiro desenvolvido com as raças zebuínas. O Projeto "Zebu na Escola" - 2011, com a finalidade de apresentar a trajetória das raças zebuínas e sua evolução tecnológica ao público estudantil de maneira dinâmica através da interação com a 77ª ExpoZebu. O formulário de inscrições, disponível apenas para escolas do ensino médio, técnico e superior está no site http://www.expozebu.com.br/.

 

DIMENSÃO - O acervo do Museu do Zebu é uma preciosa fonte de informações sobre a história política e econômica do Brasil que teve muitos acontecimentos ligados aos ciclos de implantação e consolidação da pecuária nacional, hoje considerada de segurança alimentar para o planeta por ser a principal produtora e fornecedora de proteína animal para a humanidade.

Os documentos fotográficos, filmes, registros e manuscritos são considerados verdadeiros tesouros. Grande parte do acervo é formada com material doado por descendentes de famílias de criadores pioneiros que participaram do processo de importação e implantação das raças zebuínas em terras brasileiras e outra quantidade foi resgatada pela equipe da Fundação, desde o início do projeto.

Peças antigas de fazendas, utencílios domésticos, traias de montaria e ferramentas de lida no campo também estão expostas e remetem a imaginação do visitante ao tempo onde as safras eram transportadas em carros de tração animal e as boiadas convocadas pelo berrante de manhazinha seguiam estradão afora durante semanas conduzidas por tropeiros em grandes comitivas. As comitivas desapareceram, mas durante séculos foram essenciais para o desenvolvimento e o progresso do país.  

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar