Português
16 DE MARÇO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

FAZU e Polo de Genética apresentam projetos ao secretário Nárcio Rodrigues

Vários projetos coordenados pelo Polo de Excelência em Genética Bovina e apoiados pela FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), foram apresentados hoje (16/03), em Belo Horizonte/MG, ao novo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues.

Dentre os projetos apresentados pela gerente executiva do Polo, Beatriz Cordenonsi Lopes e pelo presidente do Conselho Diretor da FAZU/Fundagri, José Olavo Borges Mendes, estão a Criação do Banco de DNA das Raças Zebuínas e a realização do Curso de Pós-Graduação lato sensu "Especialização em Genética Aplicada ao melhoramento da Produção de Zebuínos", ambos projetos de grande importância para o desenvolvimento da cadeia da genética bovina do Triângulo Mineiro, região que se destaca por sediar empresas de genética animal, associações de criadores de bovinos, e ainda entidades de pesquisa e instituições de ensino com ênfase no Agronegócio, como a FAZU.

Também foram apresentadas ao Secretário outras iniciativas do Polo, juntamente com a FAZU, em prol do melhoramento genético bovino. Outras propostas de ações a partir da união de esforços da SECTES, Polo e FAZU também foram discutidas no encontro.


O Polo faz parte do projeto de desenvolvimento de regiões proposto pela SECTES (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais), que consolidou outros quatro pólos em regiões estratégicas do estado: café, leite, recursos hídricos e florestas. O objetivo do Polo é promover ações que possam induzir o processo de desenvolvimento sustentável do melhoramento genético da bovinocultura em Minas Gerais, otimizando o desenvolvimento científico e tecnológico, e estabelecendo novos negócios.

A cidade de Uberaba foi escolhida como sede do Polo pelo fato de ser reconhecida internacionalmente pela seleção de gado zebu, além de se destacar juntamente com outras três microrregiões do estado mineiro (Uberlândia, Ituiutaba e Frutal) na bovinocultura, respondendo por 32% do rebanho estadual.

O comitê gestor do Pólo é formado por representantes da FAZU, UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), ABCZ, UNIUBE (Universidade de Uberaba), ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFLA (Universidade Federal de Lavras), entre outras.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar