Português
01 DE MARÇO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

Brasil tem seu primeiro clone de Brahman

A raça Brahman, com apenas 17 anos de seleção no Brasil, viu nascer durante o último mês de fevereiro o primeiro exemplar da raça desenvolvido no Brasil através da técnica de Transferência Nuclear, mais conhecida popularmente, como clonagem. Trata-se de uma bezerra produzida com material genético doado pela matriz Miss Átina 761 R55, de propriedade do criador de Brahman, João Alfredo Ribeiro Neto, do Rancho 55.
A bezerra clonada  carrega em seu pedigree a genética de dois grandes ícones da raça: JDH Elliott Manso 761/2 e Miss Diamond A 69/9, a matriz mais valorizada da raça. A doadora do material genético, Miss Átina ostenta o título de líder do Ranking Nacional 2006. Em sua trajetória de pistas foi seis vezes grande campeã, sendo a mais recente na ExpoZebu 2006.
A bezerra clonada foi produzida pela Cenatte Embriões, com sede em Matosinhos/MG. A bezerra deverá permanecer na central até completar três meses de vida. "Há aproximadamente um ano iniciamos o processo de clonagem. O material da doadora foi coletado diversas vezes e tivemos que fazer muitas tentativas para chegar ao clone. Resolvemos clonar este animal devido a genética diferenciada de Miss Átina 761 R55, filha da Miss Diamond A 69/9, a vaca que produziu as melhores vacas do Brasil", informa o titular do Rancho 55.
A intenção do criador é fazer o registro do animal junto à ABCZ dentro de 60 dias. "Por enquanto, não temos pretensão comercial com o clone. A bezerra não deverá ser negociada por enquanto", ressalta João Alfredo.
Apesar do desenvolvimento do primeiro clone de brahman do Brasil ter sido concretizado apenas em 2011, já existem animais clonados da raça em outros países do mundo, como a Austrália. O criador australiano Tony Fenech foi o primeiro a investir na clonagem naquele país. É dele o primeiro animal clonado da Austrália, a fêmea JDH Lady Manso 869/9, uma filha do Charley 590. O animal clonado já gerou a segunda geração.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar