Português
25 DE FEVEREIRO DE 2011. POR LAURA PIMENTA

ABCZ avalia animais pré-classificados para Programa Touros Jovens

Os técnicos da ABCZ iniciaram no mês de fevereiro a avaliação morfológica dos animais pré-classificados para participar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens. As primeiras fazendas visitadas estão localizadas no estado de Espírito Santo, onde os animais foram avaliados pelo técnico Roberto Winkler.
A avaliação morfológica dos animais é a segunda etapa classificatória para o programa. Na primeira fase, os animais são escolhidos com base em suas avaliações genéticas do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), com base no Índice de Qualificação Genética (IQG). Para as raças gir, brahman, guzerá e tabapuã o índice classificatório é de TOP 2%, enquanto para a raça nelore é de TOP 1%.
Os criadores participantes do PMGZ já foram informados sobre a relação de animais pré-classificados e que estão aptos a participar da avaliação visual. Na raça Brahman foram pré-selecionados 505 animais, gir (44 animais), guzerá (1.053 animais), nelore (10.090 animais) e tabapuã (390 animais). A lista com o nome dos animais já está disponível no site do PMGZ (www.pmgz.org.br).


Sobre o Programa


O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens tem como objetivo identificar e fomentar o uso de reprodutores jovens nos rebanhos brasileiros. A primeira edição do programa teve início em 2010 e contou com a participação de animais das raças nelore, tabapuã e guzerá. Os animais classificados participaram da ExpoGenética 2010 e foram avaliados novamente por técnicos da ABCZ, de Centrais de Inseminação e criadores. Na raça nelore, por exemplo, os animais escolhidos por unanimidade pelos três grupos foram contratados pelas centrais participantes do programa, em livre negociação entre a empresa e o proprietário do animal.
O sêmen dos animais escolhidos também é distribuído gratuitamente para rebanhos colaboradores do PMGZ. O sêmen recebido deve ser utilizado em dois anos e somente em matrizes das categorias Puros de Origem - PO ou Livro Aberto - LA. Caso o material genético não seja utilizado neste período, o saldo deverá ser devolvido ao proprietário do touro.  Compete aos rebanhos colaboradores o compromisso de participar de inscrever os produtos filhos dos touros no CDP - Controle do Desenvolvimento Ponderal, registrar as medidas de perímetro escrotal - PE, e outras ações determinadas pelo programa até a idade de 21 meses.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar