Português
18 DE FEVEREIRO DE 2011. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Homologação pelo PMGZ agrega segurança em leilões de touros

O primeiro leilão homologado pelo PMGZ para a temporada de 2011 já tem data marcada.

O criatório que saiu na frente, e vai ser o primeiro a ofertar touros com a chancela da ABCZ em 2011, foi a Fazenda Japaranduba. Na propriedade, localizada no oeste da Bahia, no município de Muquem do São Francisco, o plantel de Nelore PO é selecionado há 32 anos.

 "A credibilidade da ABCZ em passar as informações genéticas do gado é muito importante. Confere ainda mais seriedade ao nosso trabalho, e, além disso, a gente pode contar, durante o leilão, com a presença de um profissional da área técnica da Associação. O técnico é um consultor imparcial, respaldado por dados científicos para tirar dúvidas e orientar os pecuaristas, os nossos clientes."  esclarece Cláudio Paranhos, da Japaranduba

A homologação dos leilões é mais um dos serviços que apóiam e conferem credibilidade ao trabalho dos criadores. Nos leilões homologados somente animais com avaliação positiva integram as ofertas.

O PMGZ começou a homologação de remates em 2009. No primeiro ano foram realizadas duas ofertas de lotes de touros avaliados. Em 2010 foram 10 leilões homologações para a comercialização de reprodutores.

Para os compradores a vantagem de desembarcar nas invernadas touros avaliados, para servir a vacada, é saber que os animais passaram por todos os crivos de exigências determinadas dentro dos padrões raciais e, além disso, também atenderam requisitos do sistema que monitora e confirma dados zootécnicos. Alguns exemplos são; maior peso a desmama e ao sobre ano, menor idade ao primeiro parto, entre outras características provadas.

Todos os reprodutores vendidos nos leilões homologados possuem RGD, Registro Genealógico Definitivo e exame andrológico.    

Os índices dos animais positivos conferem maior segurança ao mercado que além de aspecto visual, já aprendeu a valorizar o trabalho de melhoramento genético do rebanho em geral. Quem utiliza um touro melhorador para conduzir a bovinocultura rumo a eficiência produtiva e reprodutiva consegue resultados concretos e tem mais condições de viabilizar o agronegócio pecuário.

O remate da Japaranduba em parceria com EAO Agropecuária vai ser realizado no dia 16 de julho e terá transmissão ao vivo pela emissora Terraviva. O horário é das 10h às 19h e a coordenação das vendas é responsabilidade da empresa de leilões Estância Bahia. Além dos 250 touros, integram a oferta 3 mil bezerros de corte, todos registrados e produzidos por inseminação artificial. 

Mais informações pelo telefone (34) 3314 1139

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar