Pós-Graduação em Melhoramento Animal está entre os novos cursos oferecidos pela FAZU
Entre as novidades da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) em 2011, está o lançamento do Curso de Pós-Graduação "lato sensu" em Genética Aplicada ao Melhoramento da Produção de Zebuínos, com duração de 2 anos.
O curso foi viabilizado graças a parceria entre a FAZU, o Polo de Excelência em Genética Bovina, juntamente com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e SECTES (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais). O curso será subsidiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e será iniciado após a descentralização dos recursos pela fundação.
O corpo docente será composto por doutores, mestres e especialistas com experiência na área acadêmica e profissional, em acordo com a Resolução CES/CNE nº 1, de 08/06/07 do MEC. As aulas serão presenciais a cada quinze dias, às sextas-feiras (noite) e sábados (período diurno) e o valor integral de investimento no curso será de R$1.000.
O público alvo é formado por profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Ciências Afins. Serão oferecidas 50 vagas. Uma comissão especializada será responsável pela seleção dos candidatos.
Confira os objetivos do curso:
- Capacitar recursos humanos nas áreas de genética e melhoramento genético, tendo como alvo otimizar a eficiência da exploração pecuária do Brasil, pelo adensamento de massa crítica.
- Atualizar o pessoal técnico com novas tecnologias aplicáveis ao aumento da eficiência econômica dos zebuínos dando-lhes a indispensável motivação profissional para crescimento técnico-científico.
- Disponibilizar tecnologias aplicadas e inovadoras tendo como perspectiva incrementar novos avanços na genética e nos sistemas de produção das populações zebuínas do País;
- Promover a interação de diferentes áreas do conhecimento técnico-científico visando a formação de profissionais com visão mais eclética da genética e da produção de Zebus como ferramentas essenciais para o aprimoramento desses germoplasmas nacionais.
- Despertar o interesse pela investigação científica aplicada em genética de zebuínos nos participantes.
MÓDULOS:
1. Planejamento e análise de ensaios com animais
2. Utilização de recursos computacionais em melhoramento genético animal
3. Princípios de melhoramento animal
4. Genética quantitativa e avaliação genética
5. Ezoognose e Sistema de avaliação morfológica
6. Escrituração zootécnica e ferramentas de gerenciamento do sistema pecuário
7. Sistemas de cruzamentos e exploração da heterose
8. Metodologia de ensino e de pesquisa/Elaboração do trabalho de conclusão do curso
9. Aplicações da biologia molecular em gado de corte
10. Seleção utilizando valores econômicos e índices de seleção
11. Fundamentos e aplicações de acasalamentos genéticos otimizados
12. Sistemas de produção em bovinos de corte
13. Melhoramento da qualidade e quantidade das carcaças dos zebuínos: I - Melhoramento Genético II- Ultrassonografia Aplicada
14. Manejo racional da pecuária de corte
15. Biotecnologias reprodutivas e ferramentas aplicadas ao melhoramento genético: I - Fêmeas II - Machos
16. Estudo de Caso
17. Visita técnica direcionada
A FAZU está recebendo pré-inscrições no endereço http://www.fazu.br/01/?pos_cursos_detalhes/Uberaba/Abertas/13 e entrará em contato com os candidatos assim que for oficializada a data de início do curso. Outros novos cursos de pós-graduação oferecidos pela FAZU são Desenvolvimento de Sistemas para Internet, Gestão da Produção na Indústria de Alimentos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos e Marketing Estratégico.
Mais informações sobre os cursos da FAZU através do site: www.fazu.br.