Português
10 DE DEZEMBRO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

Pesquisadores debatem genética e sustentabilidade na pecuária leiteira

Uberaba sediou entre os dias 7 e 9 de dezembro o II Workshop Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o desafio da pecuária leiteira tropical. O evento foi uma iniciativa do Polo de Excelência em Genética Bovina e parceiros para promover debates entre os programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros.

O Workshop contou com a presença de empresários, dirigentes e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, associações de criadores, técnicos de centrais de inseminação artificial e fertilização in vitro e de vários segmentos do agronegócio, além de representantes do governo municipal e estadual.

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, destacou durante a abertura do evento as políticas de inovação que fizeram o Estado avançar consideravelmente nos últimos anos, devido ao fortalecimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTES) e da Fapemig, diante dos recursos investidos na ciência e inovação. Segundo ele, as ações, programas e projetos implantados em parceria com universidades, centros de pesquisa e empresariado possibilitaram a criação de um ambiente de diálogo e de inovação, destacando o pólo de excelência em genética bovina neste cenário.

A solenidade de abertura também foi marcada pela apresentação do Estudo da atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba pelo Dr Marcos Fava Neves, da FEA-RP/USP. A pedido do Sebrae/MG, o pesquisador levantou dados dos diferentes setores envolvidos com a cadeia da genética bovina na região, a fim de produzir um diagnóstico empresarial do setor em Uberaba, para direcionar ações que promovam a vinda de novas empresas, o crescimento das empresas já instaladas e a consolidação de um Polo de Genética na região. Além do mapeamento da cadeia, Dr. Marcos indicou a necessidade de investimentos na infraestrutura do município, para a atração de novas empresas para Uberaba.

A gerente do Polo, Beatriz Cordenonsi Lopes, ressaltou a importância do workshop e do estudo de atratividade para elevar o potencial de Minas - e especialmente o de Uberaba na genética bovina - tanto no que se refere ao incremento de recursos humanos para a pesquisa, quanto na facilitação dos negócios, por meio da atração de novas empresas do segmento. Os projetos e programas do Polo em andamento totalizam investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões. 

Pesquisadores internacionais foram destaque no Workshop

Van Tassell, pesquisador do Laboratório de Genômica Funcional do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, mostrou as últimas tecnologias aplicadas para seleção genômica de rebanhos, uma tendência no mundo pecuário que vem sendo também desenvolvida aqui no Brasil, com o apoio do Polo de Excelência em Genética Bovina. Trata-se do projeto de seqüenciamento do genoma zebuíno, coordenado pelo pesquisador Marcos Vinícius Barbosa da Silva (Embrapa Gado de Leite), que visa a construção de chips de DNA específicos para seleção genômica de animais das raças zebuínas presentes no Brasil.

Os desafios para alcançar a sustentabilidade ambiental foram tema da apresentação de Elly Ana Navajas (Universidad de la Republica do Uruguai e do Scottish Agricultural College, Reino Unido), que  abordou os recentes avanços e esforços mundiais para alcançar os objetivos dos programas de melhoramento genético sem deixar de lado as preocupações com as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o aquecimento global. De acordo com Elly, os criadores e os programas de melhoramento devem evoluir os índices genéticos e de produção visando a mitigação dos GEE.

Os programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros das raças Gir, Guzerá, Holandesa e Girolando, bem como o Programa PMGZ da ABCZ, apresentaram suas ações e perspectivas futuras no que diz respeito à sustentabilidade durante os dias do workshop.

Para fechar o evento, o Polo de Excelência em Genética Bovina liderou a discussão entre os responsáveis pelos programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros (associação de criadores e pesquisadores), a Embrapa Gado de Leite e representantes de Centrais de Inseminação para elaboração de um documento que direcionará as próximas ações dos programas e dos setores envolvidos em prol da pecuária sustentável.

Para Beatriz Cordenonsi, a reunião foi importante para nortear necessidades conjuntas para a otimização dos sistemas de avaliação, captação e armazenamento de dados, elaboração de modelos econômicos e índices de seleção nos programas.  Os avanços na discussão indicaram a necessidade de realização de outro encontro para a apresentação de novas metas e objetivos dos programas de melhoramento, para elaboração de estratégias afinadas com as centrais de inseminação artificial, laticínios e pecuaristas. Este momento deverá ocorrer em abril de 2011, sob organização do Polo de genética.

Para a coordenadora do Centro de Inteligência em Genética Bovina e membro da equipe do Polo, Melissa Miziara, o evento foi muito importante, pois abordou desafios atuais da pecuária brasileira e buscou unir esforços dos diferentes setores ligados à genética bovina para elevar o nível dos programas e melhorar as condições de produção e comércio de leite no país. "Além do mais, os participantes do workshop bem como a comunidade que acompanhou pelas mídias a realização do evento puderam conhecer mais o Polo de Excelência em Genética Bovina, nossas ações e objetivos perante o setor da genética bovina de Uberaba e região. Nós queremos nos aproximar cada vez mais dos agentes que trabalham pela cadeia, para que possamos articular uma rede de contatos, projetos e parcerias em prol do fortalecimento da região como um Polo de referência em genética zebuína no Brasil", disse Melissa.

A coordenadora informou que o Estudo de Atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba estará disponível em breve no Centro de Inteligência: http://www.cigeneticabovina.com.br/.


Fonte: Centro de Inteligência em Genética Bovina

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar