Português
13 DE DEZEMBRO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

Pró-Genética: Bahia sedia curso de atualização técnica


Técnicos de órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) da Bahia e do Banco do Nordeste participaram de um curso de atualização técnica sobre pecuária zebuína no final de novembro. O evento teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam no Pró-Genética, programa que permite o acesso de pequenos e médios produtores rurais à genética bovina de qualidade. Participaram das aulas 24 profissionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), da Seagri e do Banco do Nordeste.
 
As aulas ocorreram nos dias 29 e 30 de novembro no Centro de treinamento da EBDA, na capital baiana. O gerente do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) - Corte, Lauro Fraga, ministrou palestras sobre ABCZ, sobre as raças zebuínas e a importância do Pró-Genética para a melhoria da produtividade do rebanho. Já o médico veterinário Ricardo Ruas falou sobre reprodução animal. Os participantes ainda tiveram aula prática sobre as raças zebuínas, ministradas pelo técnico da ABCZ, Rubenildo Rodrigues.  A coordenação do evento teve a participação de André Quadros, da Seagri, e  da coordenadora de projetos do Banco do Nordeste, Yeda.
 
A Bahia já teve duas feiras do Pró-Genética, nas cidades de Guanambi e de Itapetinga. Durante as feiras, os produtores têm a possibilidade de comprar tourinhos de várias raças zebuínas, utilizando linhas de crédito com baixa taxa de juros e maior prazo para pagamento. Além disso, o produtor recebe assistência de técnicos do órgão de extensão do Governo Estadual na preparação dos documentos necessários para aprovação do cadastro pelas instituições financeiras. Já os técnicos da ABCZ inspecionam os animais colocados a venda, pois eles devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo.

Para 2011, outras feiras do Pró-Genética devem acontecer na Bahia. Em vários estados brasileiros, o programa já está implantado, possibilitando às pequenas e médias propriedades rurais condições de aumentar a oferta de alimentos de qualidade em todo o país.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar