Português
07 DE DEZEMBRO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Secretário Alberto Portugal e presidente da ABCZ participam de coletiva de imprensa

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal e o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, participam hoje (7/12), a partir das 17h, de uma coletiva de imprensa com jornalistas de Uberaba e região, no Salão Internacional.

A coletiva de imprensa antecede a abertura do II Workshop "Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o desafio da pecuária leiteira tropical", que tem início às 18h de hoje, no Salão Nobre da ABCZ.

Também participa da coletiva o professor da FEA-RP/USP, Marcos Fava Neves, autor do trabalho inédito "Estudo da atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba", encomendado pelo Sebrae-MG e pelo Polo de Excelência em Genética, que será apresentado no workshop.

Na entrevista coletiva, o secretário Alberto Portugal falará sobre os principais avanços conquistados pelo Estado de Minas Gerais na inovação, especialmente sobre o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), que vem despertando a atenção de vários países, entre eles Estados Unidos. A área de ciência, tecnologia e inovação teve os seus recursos ampliados consideravelmente nos últimos quatro anos, com o fortalecimento da Sectes e do repasse de 1% para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). São diversos os programas e projetos que estimulam a inovação em Minas, em uma parceria com as universidades, centros de pesquisa e iniciativa privada, entre eles estão os Polos de Excelência e os Polos de inovação.  O Polo de Excelência em Genética Bovina instalado em Uberaba, em parceria com a ABCZ, é um dos mais novos, contudo tem apresentado resultados extremamente significativos para consolidar a liderança mineira  no setor.

Já o professor Marcos Fava Neves comentará os resultados da análise realizada, que teve como objetivo a compreensão da dinâmica dos negócios existentes no Polo de Genética Bovina e a identificação de suas principais tendências através do levantamento de dados primários e secundários que gerem informações de inteligência competitiva. "O desenvolvimento do estudo inicia-se pela construção de uma visão geral dos mercados de carne, leite e genética bovina para posteriormente mergulhar na análise do Polo Produtivo de Uberaba. Essa etapa contempla o mapeamento do setor de Genética Bovina em Uberaba, ressaltando seus agentes, além das análises pormenorizadas da atratividade e competitividade dos negócios. A conclusão é apresentada como sugestões de projetos de planejamento estratégicos para o direcionamento e posicionamento do Polo de Genética Bovina de Uberaba", afirma Fava Neves.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar