Português
06 DE DEZEMBRO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

ABCZ e Nelore MS revelam Campeões da PGP do Zebu

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore) anunciaram na sexta-feira (03/12), os campeões da PGP do Zebu 2010, maior Prova de Ganho de Peso do Brasil em confinamento. O encontro aconteceu no Tatersal II da Acrissul, em Campo Grande/MS, e contou com a presença de criadores e profissionais do setor.

Na abertura do evento, Guilherme Bumlai, presidente da Nelore MS, agradeceu às empresas parceiras, entidades e pecuaristas, que tornaram possível a realização da PGP com o sucesso e a dimensão alcançados. "Essa união foi o diferencial da nossa prova. Agradeço à Jóia da Índia, Pfizer, Alta Genetics, Confinamento Malibú, Real H, Sete Estrelas, HSBC e Ourofino pelo apoio em 2010. Vale ressaltar que a ABCZ foi fundamental neste processo e este é o caminho que devemos trilhar", disse Bumlai, que aproveitou a oportunidade para pedir a todos os criadores que já comecem a preparar seus animais para a PGP de 2011.

Em seguida, Adriano Rúbio, diretor-executivo da Nelore MS, destacou o papel brasileiro na produção de proteína vermelha animal. "O Brasil é o único país que possui os cinco elementos para atender ao aumento da demanda mundial por carne bovina: terra, clima, disponibilidade de água, tecnologia e capacidade de produção. Nosso desafio agora é aumentar a qualidade desta carne e trabalhar ainda mais a imagem do produto no exterior", ressaltou Rúbio. O diretor pediu ainda uma salva de palmas para o pecuarista Francisco José de Carvalho, presente no recinto. Chico Carvalho, como é conhecido, já foi presidente da Nelore MS e é um dos precursores do melhoramento genético no Brasil, estando presente na década de 60 na expedição que trouxe ao país animais campeões da Índia, como, por exemplo, o touro Karvadi.

Logo após a homenagem, Adriano Garcia, gerente da ABCZ no estado e coordenador da PGP, fez um balanço da prova, com números gerais de consumo de alimento, água, despesas e arrecadação, além de reforçar o objetivo geral da PGP no Mato Grosso do Sul. "Almejamos manter o Mato Grosso do Sul como um celeiro de touros melhoradores do Brasil. Queremos disseminar essa genética não só aqui no Estado, como para todas as regiões do país", afirmou Garcia, que também utilizou o momento para homenagear o pecuarista José Olavo Borges Mendes, ex-presidente da ABCZ e que, apesar de não estar no recinto, foi lembrado por, ao longo de sua gestão, incentivar intensamente este tipo de competição, promovendo o melhoramento genético do rebanho nacional.

Terminadas as explanações, foi a hora de Garcia anunciar os vencedores e encerrar o mistério. O touro Akilesh OA TH, do criador Thiago Arantes, campeão da 17ª PGP Nelore MS na primeira categoria (de animais na prova com maior idade) foi contratado pela central Alta Genetics e irá para Uberaba/MG, considerada a "Capital Mundial do Zebu".

"Era o melhor bezerro do nosso plantel, mas a vitória em meio a tantos concorrentes foi sim uma surpresa. Esperamos agora que ele renda o que está sendo esperado", afirmou o proprietário do grande vencedor da disputa. Jair Assis, representante da central de genética garantiu ser "uma honra para a Alta participar de uma prova com todo este respaldo".

Os demais bezerros premiados irão para a Central Jóia da Índia, que coletará doses de sêmen dos campeões.

Confira abaixo os campeões premiados da PGP do Zebu 2010. (Veja também a galeria de fotos do evento em www.nelorems.org/fotos e o resultado completo da PGP em www.nelorems.org/ganhodepeso).

Nelore 01

1° Lugar: Akilesh OA TH (THI 291), de Thiago Arantes (Fazenda Serrana -
Maracajú/MS)

2° Lugar: Gerald Di Gênio (JCDG 2562), de João Carlos Di Gênio (Fazenda Almoré - Juti/MS)

3° Lugar: Salthan da Painera (JHP 1560), de José Hipólito Pereira (Fazenda Paineira - Camapuã/MS)

Nelore 02

1° Lugar: Angad OA TH (THI 331), de Thiago Arantes (Fazenda Serrana -
Maracajú/MS)

2° Lugar: Actinio (CDLS 5131), de Lúdio M. Coelho Cond. (Fazenda Bela Vista - Nova Alvorada/MS)

3° Lugar: Prateep de Manaus (AFJE 246), de Edoel José Ferreira (Fazenda Manaus - 2 Irmãos do Buriti/MS)

Brahman 01

1° Lugar: MR IMA 1000 POI (IMA 1000), de Otávio Piva de Albuquerque (Fazenda Sagrado Coração de Jesus - Vila Velha de Santíssima Trindade/MT)

2° Lugar: GTVB 384 - Ômega da Matoverde, de Gustavo Torres Vilaverde (Agropecuária Matoverde - Douradina/MS)

3° Lugar: MR IMA 1015 POI FIV (IMA 1015), de Otávio Piva de Albuquerque (Fazenda Sagrado Coração de Jesus - Vila Velha de Santíssima Trindade/MT)

Brahman 02

1° Lugar: Mister Abud Show (LLBR 17), de Lucas Pezzini Leiva (Fazenda Figueira - Bela Vista/MS)

2° Lugar: Fércules TE da NSF (LMBB 364), de Lázaro Borges da Silva (Estância Nossa Senhor de Fátima - Cuiabá/MT)

3° Lugar: Mister Açaí Show (LLBR 58), de Lucas Pezzini Leiva (Fazenda Figueira - Bela Vista/MS)

Guzerá 01

1° Lugar: 742 ZOOM (ZOOM 742), de Francisco José A. Maia Costa (Rancho Cayamã - Campo Grande/MS)

2° Lugar: Cachecol (RIDG 56), de Ricardo Dequech (Fazenda Das Aroeiras -
Corumbá/MS)

3° Lugar: 744 ZOOM (ZOOM 744), de Francisco José A. Maia Costa (Rancho Cayamã - Campo Grande/MS)

Guzerá 02

1° Lugar: Difuso S (CNS 7862), de Milton Medeiros (Lagoa Vermelha -
Dourados/MS)

2° Lugar: 710 ZOOM (ZOOM 710), de Francisco José A. Maia Costa (Rancho Cayamã - Campo Grande/MS)

3° Lugar: 707 ZOOM (ZOOM 707), de Francisco José A. Maia Costa (Rancho Cayamã - Campo Grande/MS)

Tabapuã

1° Lugar: 469 da GBO (GBT 469), de Gomercindo Bonamigo (Fazenda Limeira -
Amambai/MS)

2° Lugar: Abalo PAMP MS (PAMP 5), de Marcelo A. Barros Wande (Fazenda Pampulha - Porto Mortinho/MS)

3° Lugar: 470 da GBO (GBT 470), de Gomercindo Bonamigo (Fazenda Limeira -
Amambai/MS)

FONTE: Bruno Navarros - Ass. de Imprensa Nelore MS www.nelorems.org
(67) 3342-1746

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar