Português
22 DE OUTUBRO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

ABCZ faz primeiro registro de animal fruto do cruzamento de Brahman e Holandês

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou na tarde de hoje (22/10), o primeiro registro de um animal fruto do cruzamento entre brahman e holandês.  O registro foi feito na pista de julgamento do Parque Fernando Costa, onde acontece o XV Congresso Mundial da Raça Brahman.
Os animais fruto deste cruzamento já podem ser registrados pela ABCZ em todo o território nacional através do CCG (Certificado de Controle de Genealogia), mas ainda não poderão ser considerados uma raça.
Hoje, foram apresentados três animais frutos do cruzamento entre Brahman e Holandês. O primeiro registro foi o da fêmea Alice, do criatório Brahman IC, de Isaac Persiano e Mônica Vargas Ramos Persiano. A fêmea está com 32 meses e é filha da matriz brahman MISS IC POI com o touro holandês Towch Dow. Outros dois animais, do Grupo IMA, também foram registrados hoje. São eles: Linda da IMA, que é filha da matriz brahman Pilar 573 com o touro holandês Silvester e Deusa da IMA, filha da matriz brahman MISS V8 397/3 com o touro holandês MIK, ambas com 13 meses de idade. As duas matrizes CCG apresentaram cio desde os nove meses de idade e foram cobertas aos 12 meses, demonstrando boa fertilidade.
Segundo André Zambrim, diretor do Grupo IMA e da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), os animais mestiços frutos deste cruzamento serão bem recebidos pelo mercado pecuário.  "Acreditamos que além da alta produtividade e do baixo custo de produção das vacas F1, os machos produzidos por estas fêmeas terão maior valor agregado que os das demais raças leiteiras, o que aumenta a lucratividade do negócio", afirma.
Desde 2008, quando o grupo começou a produzir animais mestiços foram produzidas e vendidas aproximadamente 70 fêmeas F1. A intenção do grupo é desenvolver uma média de 300 fêmeas F1 por ano e à medida que o mercado começar a absorver estes produtos, ampliar a produção.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar