Português
18 DE OUTUBRO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

Apex-Brasil é eleita a melhor agência de promoção comercial

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) recebeu, na quinta-feira (14/10), na Cidade do México, o prêmio de melhor agência de promoção comercial do mundo, entre os países em desenvolvimento. O prêmio TPO Network Awards foi concedido pelo International Trade Centre (ITC), agência da Organização das Nações Unidas responsável por ajudar países a alcançar desenvolvimento humano por meio de exportações.

A Apex-Brasil concorreu com  11 países em uma primeira etapa, e com Omã, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Armênia na etapa final. A  agência brasileira foi a grande vencedora e mereceu o prêmio, segundo a diretora executiva do ITC, Patricia Francis, "por ter apresentado um programa único de capacitação de pequenas e médias empresas para a exportação, que lhes dá competitividade e as leva à internacionalização".

Para conceder o prêmio, o ITC avaliou ações inovadoras e de excelência no desenvolvimento de exportações, ou seja, projetos que contribuíram para fortalecer a competitividade de empresas exportadoras ou que fizeram uma mudança significativa e positiva para que se alcançasse esse objetivo.

A Agência conquistou o prêmio apresentando o Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que capacita 5,3 mil micros, pequenas e médias empresas para a exportação e já apresenta vários casos de sucesso.  O projeto consiste em disponibilizar para empresas, por meio de parcerias com universidades e com institutos de pesquisa, o trabalho de especialistas, que diagnosticam os principais problemas da empresa e sugerem medidas para que ela possa realizar exportações de modo mais eficiente.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Maurício Borges, representando todos os funcionários da Apex-Brasil, recebeu o troféu e enfatizou o empenho dos que trabalham na Agência para que a instituição tenha alcançado o prêmio.

"Esse prêmio é resultado do esforço de todos que trabalham na Agência para oferecer serviços adequados às necessidades das empresas brasileiras no processo de exportação. E o PEIEX, sendo premiado hoje, é um coroamento desse empenho", disse Borges.

A diretora executiva do ITC enfatizou, em entrevista ao final do evento, que a categoria países em desenvolvimento era a mais competitiva. "Por isso, a Apex-Brasil deve se sentir orgulhosa do que conquistou. O trabalho da Apex-Brasil está totalmente voltado para atender as necessidades de seus clientes. A agência desenvolveu, inclusive, uma metodologia sofisticada para medir o impacto de suas ações na vida das empresas que apoia", declarou Francis.

O ITC também premiou agências em outras duas categorias: países desenvolvidos e pequenas ilhas em desenvolvimento. Na primeira categoria, foi vencedora a agência do Reino Unido (UKTI). Na segunda, Ilhas Maurício (Entreprise Mauritius).

O prêmio TPO Network Awards é concedido a cada dois anos, durante a Conferência Mundial da Rede de Organizações de Promoção Comercial, que reúne agências de 60 países. O júri do prêmio é formado por especialistas do ITC e por agências que foram vencedoras do prêmio em edições anteriores. Essa é a primeira vez que o Brasil conquista o TPO Network Awards.

O prêmio conquistado na Cidade do México é mais um destaque da Agência no cenário internacional. Desde 2007, a Apex-Brasil tem conquistado espaços importantes no cenário mundial de promoção comercial e atração de investimentos. Naquele ano, foi eleita para presidir a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (Waipa) e, em 2010, foi reeleita. Desde outubro de 2009, também preside a Rede Iberoamericana de Organismos de Promoção Comercial (Redibero), que reúne 22 países e discute as melhores práticas de promoção comercial.

Fonte: Assessoria de Imprensa APEX-BRASIL

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar