Português
14 DE OUTUBRO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Animais da 1º PGP Tabapuã realizada pela ABCT e ABCZ registraram peso médio de 228 quilos

Pesagem inicial foi realizada recentemente na Estância Zebu, em Uberaba (MG)

Foi realizada recentemente a pesagem inicial dos 74 animais da raça Tabapuã participantes da 1ª Prova de Ganho de Peso a Pasto da parceria entre a ABCT (Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã) e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Participam animais de 25 criadores de diversas regiões do Brasil, que permanecerão na Estância Zebu, em Uberaba (MG), até o dia 27 de abril de 2011, quando acontecerá a pesagem final.

De acordo com Lauro Fraga Almeida, Gerente Corte do PMGZ, foi uma grande vitória para a raça juntar 74 animais de 25 criadores da Bahia, Goiás, Minas Gerais e São Paulo na avaliação. "É uma prova com uma diversidade genética muito grande e que tem proximidade com a realidade da pecuária brasileira. O objetivo é identificar dentro desse grupo os animais que têm melhor ganho de peso a pasto, melhor caracterização racial, melhor circunferência escrotal, conformação frigorífica e acabamento de carcaça", explica.

Segundo Almeida, o peso médio foi de 228 quilos aos 332 dias. "Apesar de ainda estar muito seco na região, os animais estão com a barriga cheia, pois os pastos possuem massa", ressalta.

A PGP conta com patrocínio da Tortuga Nutrição Animal e da Ouro Fino Saúde Animal. A Tortuga está coordenando a mineralização, sendo que até agora os bezerros foram suplementados com Foscromo seca. "Estão recebendo um proteinado específico para seca e, após as chuvas, continuaremos com proteinado para a época das águas", afirma Almeida. Já a Ouro Fino está coordenando a parte sanitária da prova, tendo aplicado o produto Master LP como vermífugo e o Colosso Pour On como carrapaticida.

A próxima pesagem acontecerá no dia 10 de novembro, quando será realizada a primeira avaliação de ultrassonografia de carcaça - as outras pesagens serão realizadas com um intervalo de 56 dias. Ao final da PGP a pasto, todos serão classificados nas categorias de ganho de peso durante a prova, peso ajustado aos 550 dias, perímetro escrotal, avaliação de tipo, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. "As provas são um retrato muito positivo para o criador, pois elas identificam os touros e as linhagens de melhor desempenho. Isso é bom também para quem compra, pois adquire animais avaliados e aprovados", finaliza o técnico.

Fonte:Thell de Castro - Assessoria de Imprensa da ABCT

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar