Português
05 DE OUTUBRO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

Universitários de Minas e Mato Grosso conhecem trabalho da ABCZ

Estudantes de duas universidades federais brasileiras visitaram a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) nos últimos dias para conhecer o trabalho da entidade em prol da pecuária nacional. Alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Mato Grosso, que estudam no Campus de Rondonópolis, realizaram a 6ª visita técnica à ABCZ no dia 28 de setembro.

Sob a coordenação do professor Antonio Rodrigues da Silva, o grupo conheceu o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, como funciona o sistema de registro genealógico de zebuínos, os projetos internacionais de marketing do zebu e outros projetos desenvolvidos pela ABCZ. Os universitários ainda conheceram o Museu do Zebu, único do gênero no mundo, que conta com um grande acervo de fotos, vídeos, objetos e obras de arte sobre a pecuária zebuína. "Essas visitas não somente possibilitam à ABCZ divulgar o conhecimento técnico e prático desenvolvidos pela entidade, sobre o que se refere às raças zebuínas e seus cruzamentos, como propiciam também uma formação complementar aos acadêmicos", destaca Mário Márcio Souza da Costa Moura, coordenador do Colégio de Jurados da ABCZ.

Outro grupo que visitou a sede da entidade foi da Universidade Federal de Uberlândia. A visita aconteceu no último sábado (02/10), data em que os estudantes estiveram em Uberaba para participarem do III Curso de Bem-Estar Animal. O coordenador do Colégio de Jurados apresentou a evolução dos cursos ministrados pela ABCZ, como curso de: julgamento, doma e apartação de animais, casqueamento, apresentação de animais, entre outros. Em seguida, o jornalista especializado em meio ambiente, Carlos Nogueira, falou sobre o Projeto de Sustentabilidade da ABCZ. Já o técnico da ABCZ e zootecnista, Alexandre Toledo, falou sobre apartação, manejo. O grupo terminou a visita conhecendo o Museu do Zebu. "A visita foi de grande proveito para os estudantes. Ficamos admirados com a organização e com a receptividade da ABCZ", diz Renata Ferreira dos Santos, bolsista da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar