Português
20 DE SETEMBRO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

PGP resulta em importante estudo zootécnico sobre a raça Brahman

Identificar animais e famílias que possuem boa genética para produtividade de carne a pasto, com precocidade, adaptabilidade e bom temperamento. Este foi o desafio lançado pelo grupo Uberbrahman, em 2009, quando teve início uma das mais completas Prova de Ganho em Peso da raça Brahman em todo o mundo.
A prova foi oficializada pela ABCZ, com supervisão da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil e Associação Mineira do Brahman. Foi realizada na fazenda Morro Alto II, próxima a cidade mineira de Uberlândia, entre os dias 27 de outubro de 2009 e 17 de agosto de 2010, época em que os tourinhos participantes enfrentaram desde o estresse da desmama, em pasto de braquiária no início das águas até o ápice da seca em 2010.
Um total de 51 animais oriundos de 11 fazendas de seleção da raça Brahman foram testados neste período. Dentre eles animais representantes dos criatórios da Casa Branca Agropastoril, Brahman Nossa Senhora Aparecida, Querença Empresa Rural, Brahman JLuz, Rancho Itália, Estância Nova Esperança, Fazenda Nova Pousada, Brahman Muzzi, Brahman Interpar, Paulo Jesus Frange e o anfitrião Uberbrahman.
O grande diferencial da prova foi a variedade de avaliações realizadas, desde temperamento, resistência a endo e ecto parasitas, ambiência e adaptabilidade, marcadores moleculares, andrológico aos 15 e 18 meses e avaliação de carcaça por ultrassonografia, como características raciais e morfológicas. "Todo este trabalho criterioso transformou esta PGP na mais completa prova já realizada no Brasil", salienta Aldo Valente, um dos titulares do Uberbrahman.
 Mr. Querença 4040 foi o campeão da Prova. Produzido pela Querença Empresa Rural, o tourinho é filho do Grande Campeão Nacional Mr. Querença 1670, que lidera o ranking de reprodutores nacionais 2009/2010. Excelente de tipo na avaliação do EPMURAS (Equilíbrio, Precocidade, Musculosidade, Umbigo, Características Raciais, Aprumos e Características Sexuais), ele foi classificado como elite na PGP com um índice de 122,9 e com ganho a pasto de 500 g/dia. "Essa é uma marca excepcional, considerando que nesta época do ano a maioria do gado perde peso", lembra Valente.
CABR Farisco 1363 foi o segundo colocado. Filho do JDH Sir Lawford Manso e cria da seleção de Paulo de Castro Marques, o animal foi classificado como elite com 451 g/dia de ganho médio. O terceiro colocado foi Mr. Nova Pousada POI 1597, do criatório de Wilson Lemos de Moraes Júnior. Muito bom na classificação EPMURAS, com ganho médio diário de 549 g.
A grande verdade é que a prova teve vários campeões, uma vez que outros animais foram destaque em características específicas como precocidade sexual, área de olho de lombo e temperamento. O Mr. Uber 353 (filho do IMPE 57, também campeão de PGP) foi o mais precoce, seguido do Mr. Esperanza 234 (filho do Mosley) e do CABR Fanti 1340 (filho do JDH Sir Lawford Manso), empatados na avaliação quanto à produção de sêmen aos 15 meses de idade, relacionada à precocidade sexual.
                No conjunto de todas as características para precocidade, Mr. UBER 405 foi o maior destaque entre os "ELITE", sendo inclusive o mais jovem nesta classificação.
Quanto à área de olho de lombo (AOL - relacionada com maiores quantidades de carne presente na carcaça, e que tem impacto na diminuição de custos fixos de produção de um animal e do processamento de sua carcaça dentro do frigorífico), os animais de melhor performance foram: o Excell (filho do COLF 11), em primeiro; Mr. De Luca (filho do JDH Mr. Deeds Manso), em segundo e Mr. Edon JLuz (filho de Bill TE JLuz), em terceiro.
Avaliando espessura de gordura (EG - importante parâmetro de avaliação para predizer os níveis mínimos de reservas adiposas, necessárias para fornecer energia para manutenção do metabolismo), os três melhores colocados foram: Mr. De Luca (bem classificado quanto à área de olho de lombo), CABR Farisco 1363 (segundo lugar geral da prova) e Mr. Querença 4040 (que obteve o primeiro lugar geral).
Para rendimento de carcaça, analisada através de ultrassonografia, Mr. De Luca liderou e foi seguido de perto por Excell e, depois, Mr. Edon JLuz. E quanto ao temperamento, as avaliações propostas e executadas, enfatizaram os nomes dos seguintes animais: CABR Fanti 340, Mr. Uber 436 (filho do Mr. Imperial 57) e Mr. Uber 391 (filho do Mr. Uber 18).
Até mesmo um teste de resistência a endoparasitas foi realizado na PGP Uberbrahman. Foi feita a contagem de ovos de endoparasitas por grama de fezes. Com isso foi possível avaliar o animal mais adaptado e que possui mais resistência com relação ao ganho de peso. O Mr. Uber 393 (outro filho do Imperial 57) provou ser o mais resistente. Mr. Uber 396 (filho do JDH Sir Marri Manso) e Mr. Lorenzo (filho do JDH Mr. Deeds Manso) foram outros dois destaques quanto a essa análise.
Adaptabilidade, como o nome diz, avalia o animal mais adaptado em relação ao ambiente submetido, correlacionando temperatura e umidade do ar com a temperatura retal, frequência respiratória e taxa de sudação, além de testes T3 e T4. Isso também foi pesquisado na PGP Uberbrahman e o tourinho Mussi Esparta (filho do JDH Sir Marri Manso) foi o maior destaque. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, Mr. Edyo JLuz (filho de Boss TE JLuz) e Mr. Uber 404 (mais um JDH Sir Marri Manso).
Quanto ao desenvolvimento testicular, Mr. Esperanza 234 (filho de JDH Mosley Manso) e Mr. Nova Pousada 1600 (filho de JDH Karu Manso), empatados em primeiro, e Mr. Uber 405 (filho de JDH Sir Marri), em segundo. Vale destacar, que Mr. Esperanza 234, reuniu melhores características relacionadas a adaptabilidade entre os "ELITE".
Mais de 300 pessoas participaram do dia de campo da Fazenda Morro Alto II, promovido no dia 04 de setembro, juntamente com as entidades que apoiaram tal realização, quando foram anunciados os animais mais destacados e entregues os certificados e troféus.
Além disso, os convidados puderam ver as matrizes Uberbrahman e ainda os touros ELITE em PGP anteriores, já com produção comprovada e excelente capacidade de transmitir suas características produtivas.
A Central Alta Genectis, parceria da iniciativa, estará avaliando os animais que mais se destacaram na prova (ELITE), para contratá-los como doadores de sêmen."Após identificar estes animais surpreendentes é fundamental compartilhar esta genética", afirma Aldo Valente.
Os maiores destaque da PGP Coletiva a Pasto Uberbrahman serão disponibilizados a venda no Leilão Internacional de Touros, durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, no dia 23, às 13 horas no Tatersal ABCZ e com transmissão pelo Canal Terra Viva.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar