Português
02 DE SETEMBRO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Embrapa fará multiplicação genética e pesquisas com a raça indubrasil

O Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), com sede em Brasília/DF, acaba de firmar uma parceria com criadores da raça Indubrasil. A parceria prevê a realização de pesquisas científicas em diversas áreas como nutrição, reprodução e qualidade do leite, bem como a multiplicação genética da raça através das biotecnologias de reprodução, como FIV (Fecundação In vitro) e Transferência de Embriões.
Sêmen de reprodutores da raça, bem como dez animais indubrasil dos criatórios dos pecuaristas José Henrique Fugazzola, de Batatais/SP, Renato Caetano e Paulo Sérgio de Ávila Lemos, ambos de Uberaba/MG, serão cedidos ao CTZL para a realização destas pesquisas e multiplicação genética. "A partir da próxima semana, os animais devem chegar à sede do CTZL. A partir daí, faremos coleta de sangue e a caracterização genética. Na sequência, terão início as pesquisas que deverão originar várias teses de mestrado e doutorado. Quanto a multiplicação genética, os proprietários dos animais terão direito a 50% dos embriões coletados e a Embrapa terá direito aos demais 50%. Posteriormente, serão realizados leilões no CTZL para disponibilizar no mercado esta genética da raça", explica o pesquisador da Embrapa Cerrado, Carlos Frederico Martins.
A parceria é um marco para a raça, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil, Roberto Góes. "A partir de agora, com estas pesquisas, nós teremos dados técnicos com a confiabilidade da Embrapa apontando as qualidades da raça indubrasil", destaca o presidente.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar