Português
18 DE AGOSTO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Encontro de inovação apresenta novas tecnologias para a pecuária

Sete novas tecnologias que poderão aprimorar e, até mesmo, diminuir os custos da produção pecuária foram apresentadas na tarde de hoje (18/08), em Uberaba, durante o Encontro de Inovação em Genética Bovina, promovido pelo Polo de Excelência em Genética Bovina, juntamente com o SIMI (Sistema Mineiro de Inovação).
O encontro reuniu estudantes, técnicos e pesquisadores de diversas instituições de pesquisas de todo o Brasil.
A primeira tecnologia apresentada foi o laser que avalia a qualidade do sêmen bovino, com maior precisão e menor custo. A técnica foi desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) João Bosco Barreto Filho e Renato Lopes Previdelli em parceria com pesquisadores argentinos. O laser elimina a necessidade de avaliação humana do sêmen bovino. Através de uma luz laser é possível monitorar o vigor e a motilidade, garantindo maior qualidade das análises do sêmen bovino. A tecnologia já foi patenteada.
Na sequência, foram apresentadas as demais tecnologias. Dentre elas: "Método para redução do estímulo sexual de animais visando ao aumento da produção de carne",  "Software para dimensionamento e evolução de rebanhos bovinos", "Software para gerenciamento da PIVE (Produção In Vitro de Embriões) em bovinos", "Recipiente para cultivo de embriões e células e Método para proteger contra choques atmosféricos, embriões e células sob cultivo in vitro", "Utilização do perfil lipídico de embriões como ferramenta para otimização de criopreservação de embriões bovinos", "Projeto Genoma - Desenvolvimento de tecnologias genômicas para seleção e melhoramento de zebuínos.


Todas as informações sobre estas novas tecnologias podem ser vistas no site www.simi.org.br/tecnologia.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar