Português
17 DE AGOSTO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

ABCZ faz homenagem aos pioneiros do zebu

A ABCZ homenageia hoje (17/08), a partir das 17h30, os quatro principais responsáveis pela importação de zebu da Índia, realizada na década de 60: Rubens de Andrade Carvalho (Rubico Carvalho), Veríssimo Costa Júnior (Nenê Costa), Torres Homem Rodrigues da Cunha e Celso Garcia Cid.
Cada um dos pecuaristas será homenageado com um busto de bronze. Os bustos foram fixados em frente a pista de julgamento do Parque Fernando Costa, em Uberaba. Por se tratar de uma homenagem in memorian, durante a cerimônia de inauguração, os pecuaristas homenageados serão representados por seus familiares.
"Seus plantéis tornaram-se pilares da zebuinocultura brasileira e tiveram sua genética democratizada, contribuindo efetivamente para a melhoria do rebanho nacional. Por este motivo, estes criadores merecem este reconhecimento", salienta o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes.

Saiba mais sobre a história de cada um dos homenageados:


VERÍSSIMO COSTA JÚNIOR (Nenê Costa), um dos pioneiros na importação de zebu da Índia. Nenê Costa, como era conhecido entre os colegas pecuaristas, participou ativamente da importação de 1962, quando foram trazidos para o Brasil os principais raçadores da raça nelore: Kavardi, Taj Mahal e Godhavari. Costa destacou-se entre os selecionadores de zebu, com um plantel bastante refinado. O touro Taj Mahal e a fêmea Bilara são alguns dos animais que consagraram o criador.


RUBENS DE ANDRADE CARVALHO (RUBICO CARVALHO) - em sociedade com o tio Nenê Costa, Rubico foi um dos pioneiros na importação de grandes genearcas de nelore da Índia na década de 60. Apesar de não ter visitado a Índia em busca de animais, Rubico participou da última importação de gado da Índia, em 1962, colaborando com as negociações no Brasil. Ele também foi responsável pela introdução do brahman no país. Parte dos animais importados dos Estados Unidos, em 1994, foi levada para a Fazenda Brumado.


CELSO GARCIA CID - foi um dos maiores aventureiros do zebu, viajando à Índia várias vezes e percorrendo todo o seu vasto território em busca do melhor gado. Um dos primeiros criadores do Paraná, Celso Garcia contribuiu para o desenvolvimento da pecuária nacional, com seus esforços como selecionador e líder.

TORRES HOMEM RODRIGUES DA CUNHA - pecuarista, cuja família foi uma das responsáveis pela consolidação no Brasil da raça nelore, importada da Índia. Torres Homem comandava uma das marcas mais tradicionais da pecuária zebuína no Brasil, a VR, criada em 1914 pelo pai, Vicente Rodrigues da Cunha. Na década de 60, Torres Homem foi responsável pela importação de grandes reprodutores da raça nelore da Índia, como Karvadi, cuja genética contribuiu para melhorar a qualidade do rebanho brasileiro.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar