Português
09 DE AGOSTO DE 2010. POR RENATA THOMAZINI

Associados elegem nova diretoria da ABCZ

Depois de um dia de votação, foi eleita a diretoria da ABCZ para o triênio 2010-2013. O pecuarista e empresário Eduardo Biagi foi eleito para presidir a entidade, que congrega hoje mais de 18 mil associados. A chapa única, encabeçada por Biagi, recebeu 1547 votos, dos 1571 que foram computados, sendo que 17 foram nulos e 7 em branco.

Como o voto não é obrigatório, a ABCZ realizou o pleito de acordo com seu Estatuto, para que a indicação da atual diretoria fosse ratificada pelos associados. Para Eduardo Biagi, contar com a confiança dos associados é motivo de orgulho. "Fiz parte de três gestões dentro da ABCZ, sendo que em duas fui vice-presidente. Nesse período vivenciei bem a estrutura e a rotina desta entidade, que é exemplo de luta em prol dos criadores e do desenvolvimento de nossa pecuária", ressalta. A experiência e capacidade de Biagi foram pontos fundamentais para que seu nome fosse indicado pela atual diretoria.

Para o atual presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, a sensação é de dever cumprido. "Aproveito para agradecer á minha equipe, porque sem ela nada do que realizamos seria possível", destaca. A posse da nova diretoria da ABCZ acontecerá no dia 30 de agosto, a partir das 20hs, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba (MG).

 

Sobre a nova diretoria da ABCZ:

Presidente: Eduardo Biagi - Diretor da ABCZ nas gestões dos presidentes João Gilberto Rodrigues da Cunha (1988-1990), Orestes Prata Tibery Júnior (2004-2007) e de José Olavo Borges Mendes (2007-2010) Biagi seleciona nelore desde 1971, além de se dedicar a pecuária de corte, com fazendas localizadas em Serrana/SP e Barra do Garça/MT. É o titular da Pecuária Carpa Serrana, um dos mais reconhecidos criatórios do Brasil, tendo inclusive, produzido grandes campeões como o reprodutor LUFO TE DA CARPA, grande campeão nelore da ExpoZebu 2005.  Em 1993, o pecuarista assumiu a presidência da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), onde atuou por três anos. Engenheiro agrônomo, criador de nelore e empresário do setor industrial, Biagi está à frente do grupo Pedra Agroindustrial SA, com sede em Serrana/SP. O grupo conta com quatro usinas de cana de açúcar, localizadas no interior do Estado de São Paulo (unidades nos municípios de Serrana, Santa Rosa do Viterbo, Buritizal e Nova Independência). Casado com Solange, Eduardo Biagi tem dois filhos. O pecuarista reside em Ribeirão Preto/SP.


1º Vice-presidente: Jonas Barcellos Correa Filho - Nascido em Belo Horizonte (MG). É engenheiro, empresário e selecionador de nelore na fazenda Mata Velha, em Uberaba (MG).


2º Vice-presidente: Jovelino Mineiro Carvalho Filho - Natural de São Paulo (SP). Economista e Sociólogo. Proprietário de fazendas em Rancharia (SP), Uberaba (MG), Cornélio Procópio (PR) e Pardinho (SP). Cria brahman, nelore, brangus, braford e angus. Já atuou em outras entidades de classe, como Conselho Nacional do Café, Sociedade Rural Brasileira, Associação dos Criadores de Brahman no Brasil, Associação dos Criadores de Braford, Associação Brasileira de Criadores de Brangus e Associação Brasileira do Novilho Precoce.

 

3º Vice-presidente: Gabriel Prata Rezende - Médico especializado em Medicina Nuclear. Foi quatro vezes diretor da ABCZ e por uma vez presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). Cria brahman.

 

Diretores:

 

Antonio Pitangui de Salvo - Criador de guzerá em Curvelo (MG), Antônio Pitangui de Salvo é engenheiro agrônomo. O criador dá continuidade ao trabalho de seleção da família, que teve há frente durante várias décadas o pai dele, Antônio Ernesto Werna de Salvo (in memorian), ex-diretor da ABCZ e ex-presidente da CNA.

 

Carlos Alberto de Oliveira Guimarães - Natural de Morrinhos (GO), é criador e selecionador de nelore há aproximadamente 20 anos.  Também se dedica a agricultura (arroz, soja e milho). Possui sete fazendas (Bacuri, Maria Bonita, Reata, Santa Adélia, Curicaca, Rancharia e Terra Nova) todas localizadas no estado do Mato Grosso.

 

Celso de Barros Correia Filho - Natural de Maceió (AL). Celso Barros é engenheiro agrônomo. Ele já presidiu a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) . É proprietário da fazenda Recanto, no município de Viçosa (AL).

 

Frederico Diamantino Bonfim e Silva - Natural de Uberaba (MG). É advogado. Seleciona nelore na fazenda Buriti II (Agropecuária Diamantino), localizada em Uberaba. É sócio da Câmara Americana do Comércio (AMCHAM) e do Centro de Estudos das Sociedades de Advogado (CESA). Atua no ramo da advocacia.

 

José de Castro Rodrigues Netto - Arquiteto por formação. Natural de São Paulo, ele é criador de gir leiteiro na Fazenda Santana da Serra, localizada em Mococa/SP. É empresário do ramo de inseminação artificial.

 

Leila Borges de Araújo - Pedagoga e pecuarista, natural de Uberaba (MG). É criadora de gado nelore e proprietária da fazenda São Lourenço, localizada no município de Uberaba. Também é diretora do Sindicato Rural de Uberaba.

 

Luiz Antônio Fellipe - Natural de Piracicaba/SP, o engenheiro agrônomo é diretor superintendente da Arrossensal Agropecuária do Grupo Camargo Corrêa. Dedica-se a criação de nelore há 30 anos. Tem fazendas em Nortelândia/MT e Jaú/SP. Já atuou como dirigente de entidades classistas como a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT) e Sindicato Rural de Cuiabá.

 

Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira - Natural da cidade do Rio de Janeiro/RJ. É zootecnista formado pela FAZU. Diretor da Japaranduba Fazendas Reunidas, com propriedades em Uberaba/MG e Muquem do São Francisco/BA, criador de nelore, nelore mocho e brahman.

 

Mário de Almeida Franco Júnior - É natural de Uberaba, onde seleciona nelore, brahman e guzerá, dando continuidade ao trabalho de seleção iniciado pelo pai. Proprietário das fazendas São Geraldo, São Luiz e Paraíso Mineiro.

 

Orestes Prata Tibery Júnior - Nasceu em Uberaba/MG, mas reside em Três Lagoas/MS. Foi presidente da ABCZ entre setembro de 2004 e agosto de 2007. Cria nelore, brahman, guzerá e gir. Também é empresário do ramo de hotelaria. Tem fazendas no Mato Grosso e em São Paulo.

 

Rafael Cunha Mendes - é Engenheiro Agrônomo. Administra as fazendas de propriedade da família localizadas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Uberaba. Cria nelore.

 

Ricardo Caldeira Viacava - Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Natural de São Paulo/SP, Ricardo é criador de nelore desde 1986 e Brahman desde 2000. É filho do ex-presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Carlos Viacava. As fazendas da família estão distribuídas pelo interior do estado de São Paulo: em Paulínia (São José e São Fernando), Presidente Venceslau (Campina) e Epitácio (Santa Gina). Também é empresário do ramo de Empreendimentos Imobiliários. É membro do Grupo de Trabalho da ANCP - Associação de Criadores e Pesquisadores e vice-presidente do Clube do Mocho.

Vilemondes Garcia Andrade Filho - É criador de nelore desde 1987. Desde 2000, é proprietário da Fazenda Boi Verde, localizada em Avaré (SP), onde possui um plantel de animais nelore PO. Atuou como diretor da ABCZ entre 1990 e 1992 e como presidente da ACNB, entre 2008 e 2010. É empresário e sócio-proprietário, junto com seus filhos, da Expor Manequins, indústria líder no setor no Brasil e América Latina, fundada por ele em 1969.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar