Português
05 DE AGOSTO DE 2010. POR LARISSA VIEIRA

Zebu brasileiro é tema de estudo de professora indiana

A história da internacionalização do zebu e sua expansão por grandes mercados pecuários, como Brasil e Estados Unidos, será registrada em um livro, que será escrito pela professora do departamento de Geografia da University of South Florida, Pratyusha Basu. No Brasil desde o dia 2 de agosto, a indiana está hoje (05/08) em Uberaba (MG), cidade considerada a capital do zebu, para conhecer como as raças zebuínas se desenvolveram em terras brasileiras.

Pela manhã, ela visitou a sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), considerada a maior entidade do gênero no mundo. Agora a tarde, Pratyusha Basu e o marido Jayajit Chakraborty, que também é professor na University of South Florida, visitam a fazenda Sant´anna para conhecer a raça brahman. Com os dados coletados no Brasil e nos Estados Unidos, onde as pesquisas irão se concentrar no Texas, Pratyusha pretende mostrar no livro que as raças zebuínas podem ser uma importante fonte de renda para os indianos, assim como já acontece nas Américas.

"Não dá para comparar o zebu indiano com o brasileiro porque o manejo é feito de forma diferente. No Brasil, existe todo um trabalho de nutrição e seleção que contribui para a evolução das raças zebuínas. Já na Índia os rebanhos puros de zebu diminuíram significativamente, devido ao cruzamento com outras raças para produção de leite, mas algumas localidades ainda preservam as raças puras. Há vilarejos indianos onde os rebanhos leiteiros são formados apenas por zebu. Porém, em outros, raças europeias, como a jersey, foram introduzidas e são a base da produção", explica Pratyusha Basu. Sobre a possibilidade da Índia importar a genética do zebu brasileiro, a professora indiana acredita que pode ser uma alternativa para recuperar as linhagens leiteiras, desde que debatida antes pelos criadores indianos, e que a troca de informações entre os dois países poderá favorecer ainda mais a expansão do zebu.

O casal ficará no Brasil até o dia 12 de agosto. Outro compromisso da professora durante esse período será na Unesp, em Presidente Prudente (SP), onde ministrará palestra sobre outros aspectos do desenvolvimento rural na Índia. Pratyusha é autora do livro "Villages, Women, and the Success of Dairy Cooperatives in India", que retrata a participação das mulheres em cooperativa de Gujarat, na Índia.

 

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar