Português
29 DE JULHO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Comissão ratifica uso de receptoras zebuínas para raça brahman

Decisão da Comissão da Raça Brahman, integrante do Conselho Deliberativo Técnico das Raças Zebuínas, ratificou na manhã de ontem (28/07), na sede da ABCZ, a obrigatoriedade do uso de receptoras zebuínas em processos de FIV e TE a partir de 2014.
A decisão foi tomada durante votação com a presença dos conselheiros Jovelino Carvalho Mineiro Filho, Antônio José Prata Carvalho, Moisés Fernandes Campos, José Amauri Dimarzio, José Otávio Lemos, Gabriel Prata Rezende, Renata M. de Camargos Paranhos Ferreira, Fábio Miziara e do Superintendente do SRGRZ, Luiz Antonio Josahkian. Com quatro votos favoráveis dos conselheiros Jovelino Carvalho Mineiro Filho, Antônio José Prata Carvalho, Gabriel Prata Rezende e Renata M. de Camargos Paranhos Ferreira, a manutenção  da obrigatoriedade foi mantida, contra dois votos contrários de José Amauri Dimarzio e Moisés Fernandes Campos e duas abstenções, de José Otávio Lemos e Fábio Miziara.
A solicitação para revisão da obrigatoriedade foi feita pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), que encaminhou ofício no dia 19 de maio deste ano, à Superintendência Técnica da ABCZ.
A obrigatoriedade havia sido definida nos 07 de outubro de 2009, durante reunião do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ. Neste encontro ficou definido "Tornar obrigatório, a partir de 2014, o uso de receptoras com genética zebuína nos processos de TE e FIV, podendo ser usadas as seguintes categorias: Fêmeas PO c/ RGN de qualquer raça zebuína; Fêmeas LA com RGD de fundação ou com RGN LA de qualquer raça zebuína, Fêmeas CCG, que tenham 100% de genética zebuína e também fêmeas cruzadas, sem controle, mas que forem classificadas como sendo 100% zebuínas". Na época, a obrigatoriedade foi aprovada para as raças brahman, cangaian, indubrasil, nelore e sindi.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar