Português
29 DE JULHO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Pesquisador da FEA-RP/USP avalia mercado da genética bovina em Uberaba

Dr. Marcos Fava Neves e equipe conduzem estudo de atratividade da cadeia pecuária para o Polo de Excelência em Genética Bovina, com apoio do SEBRAE-MG

Nos dias 22 e 23 de julho, o Professor da USP e Pesquisador do PENSA/USP (Programa de Agronegócios de Pesquisadores da USP), Dr Marcos Fava Neves e equipe, estiveram em Uberaba/MG para conversar com representantes de empresas de biotecnologia, centrais de inseminação, associações de criadores e institutos de pesquisa. As reuniões aconteceram na sede da ABCZ. As entrevistas compõem um estudo promovido pelo SEBRAE-MG, integrante do comitê gestor do Polo de Excelência em Genética Bovina (PEGB), que tem por objetivos mapear o setor, efetuar análise de atratividade de Uberaba e região e traçar diretrizes estratégicas para a fixação de empresas e atração de novos negócios referentes ao mercado pecuário para a cidade.

A análise abrangerá informações de mercado e das empresas locais para a estruturação de um simulador de cenários e obtenção de indicadores da atratividade das atividades (análise financeira). Para o direcionamento estratégico será efetuada a análise SWOT (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças ao setor), para a identificação de oportunidades de crescimento, encadeamento de negócios e desenvolvimento de diretrizes estratégicas para este mercado.

"Uberaba constitui um polo pecuário que vem se destacando no cenário mundial. O fortalecimento do setor para a geração de novos produtos, agregação de valor e atração de novas empresas, aliados ao ambiente gerador de conhecimento, constituem ferramentas importantes para este polo tornar-se referência mundial em negócios que acercam a cadeia do melhoramento genético bovino", disse a Dra Beatriz Cordenonsi Lopes, gerente executiva do Polo de Excelência em Genética Bovina.

Neste dois dias de visita, foram identificadas diversas demandas e pontos em comum entre os diferentes representantes do setor entrevistados. De acordo com Marcos Fava, a visita foi bastante proveitosa.

Os desafios logísticos enfrentados pelas imposições governamentais sobre o transporte do nitrogênio líquido foram evidenciados em uma das entrevistas, efetuada com os profissionais da ABS Pecplan. O gerente de vendas Laudo Natel Costa destacou a dificuldade enfrentada por empresas que utilizam nitrogênio líquido para transportar seus produtos. O fato indica a importância da organização do setor e da efetivação de parcerias estratégicas para a resolução de grandes entraves ao desenvolvimento pecuário.

O direcionamento estratégico subsidiará ações a serem trabalhadas junto ao Polo de Excelência em Genética Bovina para a maximização do potencial da região. A apresentação dos resultados do estudo proposto para a comunidade envolvida no processo está prevista para novembro deste ano.

Na foto (da esq. para dir): Dr Marcos Fava Neves (FEA-RP/USP), Jussara Millene Perez Gertrudes (Sebrae-MG), Marinho e Neimar Correa Severo (ABS Pecplan), Dra Beatriz Cordenonsi Lopes (PEGB), Eduardo Sandrini Simprini (MARKESTRAT) e Dra Melissa Nunes Miziara (PEGB).
 

Fonte: Centro de Inteligência em Genética Bovina

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar